MOBILIDADE

Ciclistas reivindicam Plano Diretor em frente à Prefeitura do Recife

Ato é uma "descomemoração" ao aniversário de três anos do projeto, que quase não saiu do papel

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 03/02/2017 às 13:38
Foto: Amanda Rainheri/ JC
Ato é uma "descomemoração" ao aniversário de três anos do projeto, que quase não saiu do papel - FOTO: Foto: Amanda Rainheri/ JC
Leitura:

A tarde desta sexta-feira (03) é de protesto em frente à Prefeitura do Recife. Ciclistas estão reunidos em frente à sede do governo municipal desde as 12h, em "descomemoração" ao aniversário de três anos do Plano Diretor Cicloviário (PDC) da Região Metropolitana do Recife (RMR), que pouco saiu do papel. Eles serão recebidos Às 15h pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga para debater uma série de reivindicações.

"Tivemos dois ciclistas mortos no mês passado, um na Avenida Beberibe e outro na Abdias de Carvalho. Os dois locais deveriam receber ciclovias, de acordo com o projeto apresentado pelo governo", lembrou Cristiane Crespo, integrante da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo). "Para 2017, está previsto o fim da 2ª etapa do projeto, mas ele não está andando. Apenas 14% das obras foram entregues. Queremos cobrar o cumprimento do prazo e pedir um canal de diálogo com as autoridades. Nos primeiros anos da gestão, eles nos ouviam, mas não acatavam as sugestões. Agora, nem somos consultados", criticou a coordenadora da associação, Lígia Lima.

ATRASO

O PDC foi lançado em 3 de fevereiro de 2014 sendo construído com a participação das prefeituras da Região Metropolitana do Recife, representantes de órgãos oficiais e representantes de usuários de bicicleta. O prefeito Geraldo Júlio assinou o Plano pela Prefeitura do Recife. O plano prevê a construção de 590 quilômetros de infraestrutura cicloviária em toda a RMR até 2024 a um custo estimado de R$340 milhões. Dos 89,4 quilômetros que deveriam ter sido entregues em 2015, apenas 12,6 ficaram prontos. Outros 5 quilômetros estão em construção na rota Recife- Olinda. 


Últimas notícias