Circuito da Poesia

Prefeitura gasta R$ 2 milhões por ano para reparar atos de vandalismo

Caso mais recente de vandalismo foi contra a estátua do escritor Liêdo Maranhão, no bairro de São José

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/02/2017 às 19:30
Guga Matos/JC Imagem
FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Após  33 dias, uma das quatro novas esculturas do Circuito da Poesia do Recife foi alvo de vandalismo. A escolhida foi a obra em homenagem ao escritor Liêdo Maranhão (1925-2014), localizada na Praça Dom Vital, no bairro de São José.  Segundo informações dos vendedores ao redor do Mercado de São José, no último domingo (5) vários vândalos chutaram a estátua até que a mesma caísse no chão. “Quando cheguei para trabalhar na segunda, por volta das 5h, ela já estava no chão”, afirmou Antônio Machado, que cuida da limpeza do mercado. 

No local, existem duas câmeras de monitoramento. Para Carlos Antônio, que vende frutas na praça onde o vandalismo foi praticado há mais de 40 anos, a falta de policiamento ajuda para que ocorram esses tipos de atos. “Tenho certeza que se tivesse mais polícia por aqui, isso teria sido evitado. Não só os vandalismos, mas os assaltos que acontecem na região, que são muitos.”, disse. Enquanto estivemos no local na manhã de ontem, apenas um carro de polícia estacionado foi visto no local, mas sem nenhum policial a vista. A pena para quem pratica dano ao patrimônio público varia de seis meses a um ano de detenção e multa. Para o casal José Alan, 28, e Patrícia Silva, 21, isso mostra a violência que cerca a cidade. "Se fazem isso com uma estátua, que não faz mal a ninguém, imagina com uma pessoa", disse José, que passava pelo local. 

Segundo a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), responsável pela manutenção das estátuas, são gastos cerca de R$ 2 milhões por ano em ações de reparo de edifícios, pontes e obras que são alvo de vandalismo. Ainda segundo o órgão, não se sabe quanto tempo vai demorar a restauração da estátua de Liêdo Maranhão e nem quanto isso custará aos cofres públicos, pois a obra está em fase de avaliação. 

Guga Matos/JC Imagem
Estátua foi recolhida pela Prefeitura para reparos - Guga Matos/JC Imagem
Guga Matos/JC Imagem
Vandalismo aconteceu no último domingo (5) - Guga Matos/JC Imagem
Guga Matos/JC Imagem
Carlos Antônio vende frutas há 40 anos no local e reclama da falta de policiamento - Guga Matos/JC Imagem
Guga Matos/JC Imagem
O casal José Alan e Patrícia Silva acredita que vandalismo reflete a violência da sociedade - Guga Matos/JC Imagem
Guga Matos/JC Imagem
A estátua de Luiz Gonzaga, que fica em frente ao Museu do Trem, foi alvo de vandalismo em 2014 - Guga Matos/JC Imagem
Guga Matos/JC ImagemGuga Matos/JC Imagem
A estátua de João Cabral de Melo Neto fica na Rua da Aurora e faz parte do Circuito da Poesia - Guga Matos/JC ImagemGuga Matos/JC Imagem
Guga Matos/JC Imagem
Em janeiro, a estátua do escritor Ariano Suassuna na Rua da Aurora entrou para o Circuito da Poesia - Guga Matos/JC Imagem

Circuito da Poesia conta com 16 estátuas

A estátua de Liêdo Maranhão é uma das 16 que compõem o Circuito da Poesia, que conta com estátuas de personalidadess como os poetas Manoel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, o escritor Ariano Suassuna e os cantores Chico Science e Luiz Gonzaga. A estátua de Gonzagão, que fica localizada em frente a Estação Central do Recife, também foi alvo de vandalismo em 2014 e demorou cerca de dois meses para concluir a restauração da obra. 

Últimas notícias