LIMPEZA URBANA

Com paralisação de garis, Recife amanhece com lixo acumulado

Profissionais de Jaboatão dos Guararapes, de Olinda e Paulista decidem neste fim de semana se paralisam as atividades

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/04/2017 às 10:30
Franco Benites/ JC
FOTO: Franco Benites/ JC
Leitura:

Como prometido na sexta-feira (7), após reunião entre garis e representantes do Sindicato dos Profissionais de Limpeza Urbana de Pernambuco, a coleta de lixo foi paralisada e o Recife amanheceu, neste sábado (8), com lixo acumulado em vários pontos. O serviço fica interrompido no Recife até a próxima segunda-feira (10), quando uma nova assembleia decide se a paralisação continua. 

Cortesia/ Comuniq
Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife - Cortesia/ Comuniq
Franco Benites/ JC
Cais da Alfândega, Centro do Recife - Franco Benites/ JC
Franco Benites/ JC
Santo Amaro, Centro do Recife - Franco Benites/ JC
Franco Benites/ JC
Pracinha de Boa Viagem, Zona Sul do Recife - Franco Benites/ JC
Cortesia
Setúbal, Zona Sul do Recife - Cortesia
Cortesia
Graças, Zona Norte do Recife - Cortesia
Rua da Saudade, Centro do Recife -

Através do Comuniq, cidadãos reclamaram da falta de coleta de lixo em diversos bairros como Boa Viagem, Boa Vista e Graças.

Profissionais de Jaboatão dos Guararapes fazem assembleia neste sábado, enquanto os de Olinda e Paulista decidem no domingo se também paralisam.

Razões da paralisação

Entre as reivindicações da classe, estão melhores condições de trabalho e a manutenção do emprego. Esta última se deve a uma decisão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ( que proíbe o profissional de realizar a coleta pendurado no estribo dos caminhões caçamba.

Paralisação considerada ilegal

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT - 6ª região) considerou a greve ilegal. A decisão foi do vice-presidente do órgão, Valdir José Silva de Carvalho. A coleta de lixo urbano é considerada uma atividade essencial, ou seja, mesmo com a paralisação a empresas e o sindicato responsáveis pelo recolhimento devem garantir o serviço. Pelo menos, 50% dos trabalhadores devem voltar ao trabalho imediatamente, sob pena de R$ 30 mil por dia.

Com relação à determinação do MTE, o documento explica que a realização da coleta pendurado no estribo dos caminhões caçamba oferece risco aos profissionais, por isso foi proibida.

Nota da Emlurb

Na sexta-feira, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) se posicionou a respeito da paralisação através de uma nota. Confira a íntegra do comunicado abaixo:

"A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que está monitorando a paralisação das empresas responsáveis pela limpeza urbana da cidade e que está buscando junto ao Ministério Público do Trabalho uma medida cautelar para que o serviço seja retomado imediatamente. O problema é decorrente de uma situação exclusiva entre as empresas e o TRT-PE.

O município está atuando na tentativa de contribuir para que as partes entrem em acordo, uma vez que a população não pode ser prejudicada, sobretudo, nesse período de inverno, quando o descarte de lixo pode provocar problemas ainda mais sérios como alagamentos e deslizamento de barreiras. A Emlurb reforça, ainda, que está em dia com os pagamentos das terceirizadas."

Últimas notícias