PÁSCOA

Centro do Recife recebe Via Sacra da Fraternidade nesta quarta-feira

A concentração acontece no Pátio de São Pedro e o cortejo percorrerá as principais ruas do Centro da capital

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 11/04/2017 às 15:15
Foto: Lorena Barros / JC
A concentração acontece no Pátio de São Pedro e o cortejo percorrerá as principais ruas do Centro da capital - FOTO: Foto: Lorena Barros / JC
Leitura:

Nesta quarta-feira (12), a partir das 8h, o Centro do Recife será palco da 17ª Via Sacra da Fraternidade, conduzida pelo padre salesiano João Carlos. A concentração é no Pátio de São Pedro, de onde sai o cortejo. A via-sacra refletirá sobre o calvário de Jesus e o tema da campanha da Fraternidade deste ano, "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida". O roteiro das 14 estações é o seguinte:

1ª Pátio de São Pedro
2ª Igreja de Santa Teresa ou lojinha Flor do Carmelo no Pátio do Carmo
3ª Ótica Emanuelle na rua Camboa do Carmo
4ª Ótica Real na rua Camboa do Carmo
5ª Apostolado Litúrgico na rua Camboa do Carmo
6ª Verdadeira Devoção Artigos Religiosos na rua Souto Maior
7ª Livraria Paulinas na rua da Palma
8ª Igreja Conceição dos Militares na rua Nova
9ª Lojas Senhorita na rua Nova
10ª Pracinha do Diário de Pernambuco
11ª Igreja do Rosário dos Pretos no Largo do Rosário
12ª Casa Bela Rua na Duque de Caxias
13ª Casa Costa Júnior no Pátio do Livramento
14ª Igreja Nossa Senhora do Livramento no Pátio do Livramento
Ao final da Via Sacra, às 11h, o arcebispo dom Fernando Saburido presidirá a Santa Missa na Basílica do Carmo.

TRÍDUO PASCAL

As comemorações do período de Páscoa iniciam nesta quinta-feira (13). Confira a programação da Arquidiocese de Olinda e Recife:

QUINTA-FEIRA SANTA (13/04)
- 9h - Missa dos Santos Óleos na Catedral da Sé, em Olinda
Dom Fernando Saburido irá consagrar o óleo do sacramento da Crisma e abençoar os óleos do Batismo e o da Unção dos Enfermos, que serão empregados nos sacramentos em todas as paróquias arquidiocesanas. Também nesta celebração os sacerdotes renovam seus votos e as promessas sacerdotais diante do arcebispo.

- 16h - Ceia do Senhor e Lava-Pés, na Ilha de Deus, Imbiribeira
Celebração que rememora a instituição do sacramento da Eucaristia, quando, na última ceia, Jesus entrega aos discípulos pão e vinho - seu corpo e seu sangue - e diz que o façam em sua memória. Depois, acontece o ritual do Lava-Pés, na qual 12 pessoas da comunidade são escolhidas aleatoriamente para que o arcebispo lave seus pés, em referência ao momento em que Jesus ensina a humildade aos discípulos lavando-lhes os pés.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO (14/04)
- 15h - Liturgia da Paixão de Cristo na Catedral da Sé, em Olinda
Dom Fernando Saburido e os fiéis se reúnem para celebrar a paixão e a morte de Cristo. Por ser um dia sem Eucaristia, o altar fica descoberto, sem nenhuma decoração no presbitério. O rito é dividido em momento da Paixão Anunciada (ou Rito da Palavra), seguido da Exaltação do Lenho Sagrado (da Santa Cruz ou do Santo Madeiro) e Comunhão. Na Paixão Anunciada, são lidas passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento que falam sobre o sacrifício de Cristo. Na Exaltação da Santa Cruz, os fiéis formam uma fila e vão, um a um, beijar a imagem do Cristo Crucificado. Depois disso há a Comunhão, bênção sobre o povo e saída silenciosa.

- Procissão do Senhor Morto
Dom Fernando Saburido acompanha a procissão do Senhor Morto pelo Sítio Histórico de Olinda. Esta tradição pretende lembrar o momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz e o sepultam.

SÁBADO DE ALELUIA (15/04)
- 20h - Vigília Pascal na Catedral da Sé
Vigília Pascal - O sábado é um dia de esperança, na certeza da ressurreição do Senhor. Durante o dia, não há missa, pois trata-se de um momento de silêncio e oração. À noite (20h), na Catedral da Sé, em Olinda, dom Fernando preside a vigília pascal, uma extensa celebração dividida em Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

DOMINGO DE PÁSCOA (16/04)
- 9h - Missa da Ressurreição do Senhor na Catedral da Sé
Missa de Páscoa com hinos e trechos bíblicos sobre a Ressurreição do Senhor. É uma missa festiva que celebra a vitória de Cristo sobre a morte. Encerra o período da Quaresma (40 dias) e inicia o Tempo Pascal (50 dias ou sete semanas; o oitavo domingo será de Pentecostes).

- 16h - Caminhada da Ressurreição
Às 15h, os fiéis se concentrarão na Praça da Convenção, em Beberibe, Zona Norte do Recife, para a Caminhada da Ressurreição (16h), com a participação do arcebispo de Olinda e Recife.

-18h - Missa da Ressurreição do Senhor em Beberibe
Após a caminhada, haverá uma celebração eucarística campal na praça. O costume de fazer procissões simboliza o encontro de Jesus, após a ressurreição, com os discípulos.

Últimas notícias