OLINDA

Exército e prefeitura vão limpar canal do Fragoso

Obra faz parte da Via Metropolitana Norte

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/06/2017 às 13:37
Sérgio Bernardo/JC Imagem
A Via Metropolitana é um projeto iniciado ainda em 2013 com a promessa de facilitar o deslocamento de passageiros e motoristas entre Olinda e Paulista com a integração das rodovias estaduais PE-15 e PE-01 - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

A partir da próxima segunda-feira, uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e o Exército Brasileiro vai promover a limpeza do canal do Fragoso, que corta os bairros de Fragoso, Casa Caiada e Jardim Atlântico. O objetivo é evitar transtornos com as chuvas de inverno.

Os militares usarão uma escavadeira e quatro caminhões-caçamba para retirar vegetação e entulhos das margens, principalmente no trecho entre os bairros de Jardim Atlântico e Rio Doce, que ainda não foram contemplados com as obras de alargamento do canal. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o prefeito da cidade, Professor Lupércio, acompanharão o primeiro dia de trabalho.

DRENAGEM

Segundo o engenheiro Adelmo Aragão, da secretaria municipal de obras, a limpeza marca o início de um processo em que a drenagem da cidade será tratada de forma mais ampla. “Tradicionalmente, as obras eram feitas de forma pontual. Nossa ideia é tratar a macrodrenagem como um sistema integrado”, diz. A parceria entre a prefeitura e o Exército vai durar 30 dias, sendo prorrogável por mais 30. Os custos serão todos do governo federal.

O alargamento do canal do Fragoso está inserido nas obras da Via Metropolitana Norte, que promoverá uma nova ligação entre Olinda e o município de Paulista, também na Região Metropolitana do Recife (RMR). A via terá 6,1 quilômetros de extensão, ligando a PE-15 à PE-01, em Paulista. O projeto original previa um elevado ligando à II Perimetral, no bairro de Ouro Preto, mas esse trecho foi descartado devido à falta de recursos. Ainda está prevista a construção de 12 pontes sobre o canal.
Em março, a titular da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, Belize Câmara, recomendou a limpeza imediata do canal. O motivo foi a série de transtornos provocados pelas chuvas do inverno de 2016.

Nos trechos onde o alargamento foi feito – de Fragoso a Casa Caiada –, a comunidade afirma já ter sentido a diferença nas últimas chuvas. “Não inundou, graças a Deus. Mas é preciso terminar a obra, pois a água acaba ficando represada”, afirma o motorista Carlos André, morador de Fragoso, sobre o trecho entre Casa Caiada e Jardim Atlântico, onde o canal fica mais estreito. Ele diz que as obras pararam há cerca de um mês. É possível ver muitos canos e estruturas de concreto pelo chão, nas pistas que ficam nas duas margens.

Morador de Jardim Atlântico, o comerciante Adson Santos confirma a melhora na drenagem do canal durante as últimas chuvas, mas pede agilidade ao poder público no sentido de concluir a obra. “Não adianta nada fazer a primeira parte e deixar o resto. Vamos ver se essa ajuda do Exército é um indicativo de que o governo vai correr para terminar de alargar esse canal”, comenta ele, que é dono de um quiosque para conserto de chaves.

Últimas notícias