Urbanismo

Mostra reúne intervenções feitas no Rio Capibaribe de 2013 a 2017

As ações, chamando a atenção para problemas no Rio Capibaribe, foram executadas pelo Coletivo Urbes

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 07/07/2017 às 16:21
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
As ações, chamando a atenção para problemas no Rio Capibaribe, foram executadas pelo Coletivo Urbes - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O Coletivo Urbes, formado por arquitetos, fotógrafos, ambientalistas, estudantes e profissionais de outras categorias, inaugura neste sábado (8/7), no Bairro do Recife, a exposição Boia Futebol Clube. A mostra está ancorada no projeto de mesmo nome que vem sendo realizado pelo grupo em vários bairros do Recife, desde 2013, para chamar a atenção de moradores e governantes para problemas urbanos da cidade, em especial para o descaso com o Rio Capibaribe.

"Fizemos a primeira intervenção durante a Copa das Confederações, quando lançamos 300 bonecos no Rio Capibaribe, perto da Ponte Velha, no Centro, até o Monteiro (bairro da Zona Norte), para observar a reação das pessoas", afirma o arquiteto César Barros, um dos integrantes do grupo. O povo, diz ele, reage com surpresa, alegria e indiferença.

Na segunda intervenção, o coletivo espalhou 100 bonecos em diversos pontos da cidade. "Também fizemos fotos e vídeos com a reação dos populares", diz César Barros. Em abril de 2017, na terceira ação, o grupo colocou 300 bonecos no Rio Capibaribe, junto da Ponte Maurício de Nassau, no Centro, dentro de uma tarrafa de pescador.

RECIFE ANTIGO

"A exposição é montada com objetos usados nas intervenções, fotos, postais, vídeos e áudios", avisa. A mostra será aberta às 17h deste sábado na sede do coletivo - Edifício Bom Jesus, na Rua do Bom Jesus, 172, 5º andar, Bairro do Recife, - e ficará em cartaz por um mês.

Últimas notícias