Lazer

Confira a programação gratuita do Feriado da Independência no Grande Recife

Em Recife, Olinda e na Arena de Pernambuco, tem programação para todos os gostos no feriado e no fim de semana

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 06/09/2017 às 10:14
Foto: Divulgação/PCR
Em Recife, Olinda e na Arena de Pernambuco, tem programação para todos os gostos no feriado e no fim de semana - FOTO: Foto: Divulgação/PCR
Leitura:

Com a chegada do Feriado da Indepêndencia, celebrado nesta quinta (7), não faltam opções para curtir gratuitamente, inclusive durante o fim de semana. Confira as opções no Recife, Olinda e na Arena de Pernambuco.

Recife

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial em vários polos da cidade. No Sítio da Trindade, em Casa Amarela, nesta quinta (7) a programação será recheada de atividades físicas logo pela manhã e a tarde. A feira orgânica toma conta do espaço no sábado (9), a partir das 5h, e no domingo (10), os pequenos serão os protagonistas do evento, com o espetáculo Chá Comigo, da Cia. Caravana Tapioca, a partir das 16h.

Já no Parque Dona Lindu, além dos tradicionais brinquedos para a criançada, vai rolar o Festival de Bolhas de Sabão Gigantes no domingo (10), a partir das 13h. A exposição inédita no Nordeste As Meninas do Quarto 28, que retrata a vida de crianças que viveram em um campo de concentração na República Tcheca durante a Segunda Guerra Mundial, continua na Galeria Janete Costa. No sábado, o horário de visitação é das 14h às 20h e no domingo, das 15h às 19h.

Na quinta-feira (7), o Parque da Jaqueira promove, a partir das 9h, várias atividades, como Embolada da Coleta Seletiva, oficina de Teatro, oficina de malabares com resíduos sólidos, oficina de rap, oficina de cordel, e jogos ambientais. Na sexta (8), as atividades continuam, com vivências no meio ambiente e oficinas no Econúcleo Jaqueira. No fim de semana, atividades recreativas estão programas a partir das 9h até as 16h.

No Jardim Botânico do Recife, a quinta começa com contação de histórias, às 9h30,e segue com apresentações de teatro até as 15h. Na sexta, também às 9h30 terá contação de histórias e apresentações musicais e de teatro até as 15h. No sábado e domingo a programação promete Caminhada Ecológica, oficinas e teatro de sombras.

Os parques da Macaxeira e Santana vão abrir normalmente ao público das 5h às 23h durante o feriado e o fim de semana. Já o projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, também acontece no dia 7 de setembro, além do tradicional domingo (10).

Nos museus da cidade, também vai rolar programação especial. Para estimular a formação de recifenses cidadãos e cientes da história de luta e pioneirismo libertário de sua cidade, o Museu da Cidade do Recife, que fica no Forte das Cinco Pontas, estará aberto durante todo o feriado, de quinta a domingo, das 9h às 17h, com a exposição histórica 1817 - Revolução Republicana. A exposição é gratuita.

Já Museu de Arte Aloísio Magalhães (Mamam), localizado na Rua da Aurora, de sexta a domingo, estará em cartaz a exposição Carimbos, que revela uma quase inédita fase da carreira do célebre artista plástico José Cláudio. O museu abrirá de 12h às 18h na sexta e das 13h às 17h no sábado e no domingo.

Olinda

O Feriado da Independência na Marim dos Caetés será marcado pela solidariedade. Na quinta (7), acontece o Brega Solidário, no bairro do Carmo, a partir das 10h, com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições de caridade necessitadas do município.

Já no domingo (10), ensaios de carnaval se espalham pela cidade. Os grupos Batadoní e Sambadeiras se apresentam próximo ao Mourisco, e o Afoxé Alafin Oyó no Mercado da Ribeira.

Arena de Pernambuco

Neste domingo (10), acontece a final da segunda edição do Festival Som na Arena. Seis bandas disputam 120 horas de produção em estúdio de um CD composto por 10 músicas inéditas, além de apresentações em municípios do Estado. Um olheiro do Rec Beat estará nas apresentações para selecionar uma das bandas para tocar no festival, independente do resultado. O evento é gratuito.

Para os amantes do futebol americano, a partir das 14h30, acontece o jogo Recife Mariners x Bulls Potiguars. os ingressos antecipados custam R$ 20,00.

Pitombeira dos Quatro Cantos

A agremiação Pitombeira dos Quatro Cantos toma conta das ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, a partir das 13h desta quinta-feira (7).  A Pitombeira abre o período de prévias carnavalescas na cidade, iniciando os ensaios abertos que perduram até a segunda-feira de Carnaval, na Rua 27 de Janeiro, 128, bairro do Carmo.

Últimas notícias