GRANDE RECIFE

Mulheres com medo da violência sexual em ônibus

Aumento de casos de vítimas deixa passageiras cada vez mais assustadas. Caso mais recente ocorreu em Olinda com uma adolescente de 17 anos

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 09/09/2017 às 7:01
Foto: Leo Motta / JC Imagem
Aumento de casos de vítimas deixa passageiras cada vez mais assustadas. Caso mais recente ocorreu em Olinda com uma adolescente de 17 anos - FOTO: Foto: Leo Motta / JC Imagem
Leitura:

Passageiros que utilizam transporte público no Grande Recife convivem com o medo diário de assaltos. Para as mulheres, o temor é agravado pelo risco de serem vítimas de violência sexual. O caso mais recente foi registrado anteontem, quando um homem de 42 anos foi acusado de introduzir o dedo na vagina de uma adolescente de 17 anos, em Olinda, dentro de um ônibus BRT da linha TI Pelópidas - PCR. Ricardo Sandoval Amorim foi preso em flagrante. Ontem, a juíza Ana Cecília Toscano Vieira Pinto, da Vara Criminal de Igarassu, determinou a prisão temporária dele.

A garota estava com o namorado. A abordagem de Ricardo aconteceu quando o casal se preparava para desembarcar, próximo do terminal da PE-15. Ele aproveitou que o rapaz se distanciou da namorada para encostar nela. “Configurou o estupro porque ele introduziu o dedo na vagina da menina, mesmo ela estando vestida, um ato libidinoso e com grave ameaça”, justificou o delegado Erivaldo Guerra, que estava de plantão em Olinda, para onde o agressor foi levado inicialmente. Familiares da adolescente disseram que ela está em estado de choque.

Ricardo chegou a ameaçá-la, dizendo que se gritasse iria encontrá-la depois e a mataria com facadas. Ele foi preso por seguranças do terminal de ônibus e mantido numa sala até a chegada da polícia para evitar que fosse linchado pelos passageiros do coletivo, que ficaram revoltados com a agressão. A pedido da juíza, o caso vai correr em segredo de Justiça. Segundo a Secretaria de Defesa Social, nos seis primeiros meses deste ano 1.121 pessoas foram estupradas no Estado.

RELATOS

“A gente vive com medo. Era só de assalto, agora virou epidemia os casos de violência sexual. Resta vigiar e pedir proteção a Deus”, diz a dona de casa Rosemere da Silva, 37 anos, que utiliza transporte coletivo diariamente. Duas semanas atrás, a professora R., 54, viu um homem se masturbar dentro de um ônibus da linha TI Xambá – Getúlio Vargas.

“Só havia mulheres na hora, eram quase 14h. Ele estava sentado num banco atrás do meu. Abriu o zíper da calça, colocou o órgão genital pra fora e começou a se masturbar. Fiquei assustada e me levantei. Subiram dois homens. Criei coragem e contei a um deles, que mandou o rapaz descer na hora”, relatou R.

Motorista da linha PE-15 – Boa Viagem, José Roberto da Silva, 32, diz que o coletivo que dirigia foi assaltado dois meses atrás. “Normalmente os ladrões buscam os celulares dos passageiros. Percebo que as mulheres evitam ficar na parte de trás do ônibus e normalmente sentam próximas umas das outras”, comenta o motorista.

Últimas notícias