ONDAS FORTES

Após alerta de swell, barcos são retirados de Porto em Noronha

As embarcações foram retiradas do Porto de Santo Antônio e levadas para a Baía de Sueste. A troca foi feita para evitar danos causados pelas fortes ondas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/03/2018 às 15:26
Foto: Cortesia/ Daivson José
As embarcações foram retiradas do Porto de Santo Antônio e levadas para a Baía de Sueste. A troca foi feita para evitar danos causados pelas fortes ondas - FOTO: Foto: Cortesia/ Daivson José
Leitura:

A administração de Fernando de Noronha iniciou nesta quinta-feira (1º) um processo de transferência de pequenas embarcações do arquipélago como forma de proteção para a chegada de um novo swell, fenômeno natural causado por tempestades em alto mar que produz fortes ondas. Os barcos foram retirados do Porto de Santo Antônio e levados para a Baía do Sueste, onde devem permanecer até que o mar ofereça condições seguras de navegação.

O alerta de ressaca no mar, que foi emitido pela Marinha do Brasil, foi acatado pela Administração da Ilha, pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMbio), pela Capitania dos Portos, Associação de Barcos de Turismo (Abatur) e pelos proprietários das embarcações. Um total de 20 barcos foram transferidos no início desta tarde.

Durante uma reunião realizada nesta manhã, os donos ou representantes das embarcações de pequeno porte assinaram um Termo onde se comprometem a não realizar atividades comerciais ou de pesca e a evitar o vazamento de óleo enquanto os barcos estiverem ancorados na área do Parque Nacional Marinho (Parnamar), na Baía de Sueste.

De acordo com a Administração Distrital, a passarela de embarque e desembarque de passageiros que fica no Porto de Santo Antônio, área que deve ser afetada pelas fortes ondas, foi retirada.

O fenômeno deve atingir seu ápice nesta sexta-feira e continuará até o fim de semana, segundo a administração da Ilha.

Fenômeno constante

No último fim de semana, a entrada de um outro swell danificou parte da estrutura portuária da Ilha. Uma nova estrutura flutuante temporária para embarque e desembarque de passageiros na área do Porto de Santo Antônio foi colocada no local na tarde da sexta-feira (27).

O swell atrai muitos surfistas à Ilha, que aproveitam a ocorrência das ondas gigantes. Em janeiro de 2013, um super swell foi registrado em Noronha. Na ocasião, muitos danos materiais foram registrados no porto.

Reparos

O administrador do ilha de Fernando de Noronha, Plinio Pimentel, anunciou em fevereiro que lançaria um edital para a requalificação total do Porto de Santo Antônio, que sofre frequentemente com ondas gigantes que atingem a ilha. A obra está orçada em R$ 4,6 milhões, oriundos de recursos próprios da administração. A expectativa é que as obras se iniciem ainda no primeiro semestre deste ano.

Plinio esteve no Porto de Santo Antônio para avaliar os estragos causados pelo primeiro "swell" do ano. As ondas, a correnteza e os ventos arrastaram o píer flutuante do embarque de turistas. O setor de embarque do porto ficou danificado e com isso os passeios de barcos e os mergulhos cancelados até que a situação seja normalizada.

 

Últimas notícias