DESCASO

Seis casas para idosos estão necessitando de reparos, segundo MPPE

Falta de acessibilidade e de adaptações para facilitar a vida dos idosos são algumas das exigências necessárias

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/04/2018 às 18:54
Foto: Arquivo/ JC Imagem
Falta de acessibilidade e de adaptações para facilitar a vida dos idosos são algumas das exigências necessárias - FOTO: Foto: Arquivo/ JC Imagem
Leitura:

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que sejam feitos reparos em seis Instituições de Longa Permanência para Acolhimento de Idosos (ILPIs) da Capital após uma série de vistorias. De acordo com o Estatuto do Idoso, existem problemas como ausência de diversos alvarás para funcionamento, além da falta de acessibilidade e de adaptações para facilitar a vida dos residentes.

As instituições que tiveram a recomendação das mudanças foram a Associação Franciscana Maristella do Brasil, o Conviver Geriátrico Santo Antônio, a Associação Beneficente Mercedária Santo Antônio (Lar Padre Zegri), o Novo Lar Repouso Geriátrico, o Residencial Geriátrico Luminar e a Associação dos Diáconos Batistas de Pernambuco. 

As instalações de alguns desses lares também apresentavam outros problemas, como a falta de vagas acessíveis para idosos, piso tátil de alerta, corrimãos e guias, banheiros com barras de apoio e dispositivos de emergência, dentre outras dificuldades para os residentes.

Recomendações

O MPPE recomendou que as ILPIs façam as adequações necessárias, orientando, também, que seja verificado o atestado de regularidade da reforma quanto às exigências de acessibilidade exigidas.

As casas têm prazo de 30 dias para promover os reparos recomendados, mostrando ao MPPE um cronograma de cumprimento das medidas que devem ser aplicadas.

Últimas notícias