QUEBRA-QUEBRA

Compesa perde R$ 3,2 milhões por ano por tampas de bueiro depredadas

Partes aparentes da rede de esgoto são constantemente depredadas ou roubadas, afirma empresa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/06/2018 às 17:20
Foto: Cortesia / Compesa
Partes aparentes da rede de esgoto são constantemente depredadas ou roubadas, afirma empresa - FOTO: Foto: Cortesia / Compesa
Leitura:

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem gastos constantes provocados pelo vandalismo na rede de esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (25), feito pela própria Compesa e a BRK ambiental empresa que faz a manutenção dos sistemas operados na RMR, em média, 500 tampas da rede de esgoto têm de ser repostas todos os meses. O prejuízo chegaria a R$ 3,2 milhões anualmente..

O vandalismo é registrado, principalmente, em regiões mais afastadas dos centros urbanos, bairro periféricos e locais com menor circulação de pessoas. A Compesa informou que, apesar disso, os bairros com maior número de roubos ou danificações a tampas da rede sanitária são os de Brasília Teimosa,  Afogados e Santo Amaro, todos na capital pernambucana.

Tampas especiais

Segundo a Compesa, novas tampas com travas de segurança serão utilizadas para diminuir os custos com os furtos e danificações. “Para a questão do roubo, estamos substituindo as tampas depredadas por tampas de ferro fundido com uma trava antifurto, impedindo a abertura manual e indevida”, afirmou Noélia Lopes, gerente operacional da empresa. As novas tampas só podem ser abertas com o uso de chaves especiais.

Últimas notícias