COMUNIDADE

Horta Comunitária de Casa Amarela completa três anos

A iniciativa se mantém com o trabalho de voluntários

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 16/07/2018 às 7:12
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A iniciativa se mantém com o trabalho de voluntários - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A Horta Comunitária de Casa Amarela comemora nesta segunda-feira (16/07) o seu terceiro aniversário. A área verde com árvores frutíferas e hortaliças é mantida por um grupo de voluntários moradores do bairro, que estão à frente da iniciativa. A programação começa às 10h e deve se estender até as 19h.

“Não queremos ser donos do espaço nem do que se produz. Aqui, mesmo quem passa, pode colher, porque o espaço é público. Só queremos conscientizar as pessoas de que o mais importante é cuidar da área, levar só o que precisa e dividir com os outros”, conta um voluntário que ajuda na organização da horta, o engenheiro agrônomo Augusto Fernandes.

A horta só conseguiu se manter com o trabalho dos voluntários que doam um pouco do seu tempo. “Quando é necessário algum dinheiro para uma melhoria, fazemos uma rifa, uma vaquinha virtual”, afirma Augusto.
Com essas iniciativas, eles já conseguiram fazer um poço para retirar a água que será colocada nas plantas, compraram uma bomba e agora falta construir uma “casinha” para colocar o equipamento.

A área tem 1,6 mil metros quadrados ocupados com várias árvores frutíferas e hortaliças. “Na semana passada, fizemos o replantio de quiabo, tomate, pepino e brócolis, entre outros frutos e vegetais”, diz.

O local da horta comunitária passou, segundo Augusto, décadas como um terreno baldio. “Somente depois que implantamos a horta, descobrimos que o local era público. Hoje há um movimento para que o espaço seja doado pela Prefeitura (do Recife) para a Horta Comunitária”, revela.

PROGRAMAÇÃO

A programação do terceiro aniversário vai culminar com um parabéns e bolo feito pelos voluntários. Serão realizadas oficinas para crianças, meditação, aula de percussão pela manhã e à tarde, palestras, distribuição de mudas e apresentações musicais, além de grupos folclóricos (veja a programação completa no Jornal do Commercio, em Cidades) 

Como esta segunda-feira é feriado no Recife, vale aproveitar o evento, que tem atrações para toda a família. “Esperamos que as pessoas compareçam para prestigiar essa programação que também tem tudo a ver com a preservação do meio ambiente”, conclui Augusto.

Últimas notícias