OUTUBRO ROSA

Câncer de mama: campanha aposta na venda de lenços para ajudar CasaRosa

Centro de diagnóstico e artistas plásticos produziram lenços que serão vendidos para ajudar a CasaRosa, lar de acolhimento para mulheres em tratamento

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 04/10/2018 às 7:30
Foto: Felipe Ribeiro/  JC Imagem
Centro de diagnóstico e artistas plásticos produziram lenços que serão vendidos para ajudar a CasaRosa, lar de acolhimento para mulheres em tratamento - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

Em 2014, mulheres carentes que moravam no interior do Estado e precisavam vir ao Recife para realizar o tratamento contra o câncer de mama ganharam um local de acolhimento, suporte e apoio. A CasaRosa, Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama, fica localizada no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. Lá, estas pacientes têm onde dormir, recebem alimentação e principalmente afeto. A ONG não tem fins lucrativos e depende unicamente de doações para funcionar.  

No final de 2017, Geniclelia Feitosa Leal, 51 anos, descobriu que estava com câncer de mama. Morando em Petrolina, a dona de casa e ex-técnica de enfermagem se viu em uma situação difícil. Parte do tratamento só era feito no Recife e ela precisou, por quase seis meses, ir e voltar para o Sertão sempre que tinham sessões de quimioterapia. “Saia de Petrolina de noite, chegava em Recife no outro dia de manhã. Depois de passar o dia no hospital, enfrentava outras 12 horas de viagem de volta para casa”, lembra.

Com parte do tratamento realizado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) concluído, no último de 14 de setembro, Geniclelia passou pela cirurgia de retirada da mama esquerda e utilizou pela primeira vez os serviços da CasaRosa. “Estava muito mal sem saber onde me alojaria quando acontecesse e uma conhecida me contou sobre a instituição. Agora, estou sendo amparada por essas pessoas maravilhosas, que considero como parte da minha família”, pontua. Amanhã, Geni, como é chamada na instituição, volta para casa. No final do mês, o tratamento é retomado e ela retorna para a capital pernambucana. “Aqui, me apoiaram nos momentos que eu mais precisava. Tenho uma dívida com esse lugar e já estou fazendo uma campanha para que mais pessoas ajudem a manter esse lar”, acrescenta.

O espaço tem capacidade para 18 pacientes e acompanhantes. As acolhidas tem direito a três refeições diárias e ainda recebem atendimento psicossocial. Para serem acolhidas, as mulheres precisam ser encaminhadas pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clínicas, Hospital Barão de Lucena ou Hospital de Câncer de Pernambuco.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), estima-se que 54.700 mulheres sejam diagnosticadas com a doença em 2018. Depois do câncer de pele, este é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Lenços exclusivos

Pensando em realizar uma campanha que ajude no mantimento da Casa, o centro de diagnósticos Lucilo Maranhão, junto com artistas plásticos, lança nesta quinta-feira (3) uma edição limitada de lenços em apoio ao Outubro Rosa. O material vai ser vendido e todo o valor arrecadado será doado à instituição. “Percebemos que muitas ações de conscientização acontecem mas pouco é feito, de fato, para manter os serviços prestados pela ONG. Por isso tivemos a ideia de produzir os lenços. O trabalho deles é muito importante e precisa continuar”, conta a médica radiologista Beatriz Maranhão, que está à frente da campanha.

Os lenços produzidos pelo Lucilo Maranhão em parceria com os artistas Manoel Quitério, Simone Mendes e Paula Boechat, da Spot.Art, serão vendidos por R$ 50 reais na loja A Maison, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Foram confeccionadas 200 unidades com três estampas diferentes. O evento está marcado para as 17h. Até o dia 31 deste mês, o centro de diagnósticos estará recebendo doação de lenços usados ou novos para a Fundação Alice Figueira.

Por se manter unicamente com doações, a CasaRosa aceita alimentos, material de higiene, limpeza, lenços para as pacientes e quantias em dinheiro para arcar com os custos da estrutura. Interessados em doar podem entrar em contato pelo número 3129-7761. A conta para doações em dinheiro é agência 1632, conta corrente 25388-4, Banco Itaú. Durante o mês de outubro, a ONG também estará vendendo camisetas, canecas e outros produtos no Quiosque Solidário do shopping RioMar.

Marcação de mamografias

Na próxima segunda-feira (8), a CasaRosa estará realizando a marcação de 65 mamografias. Os exames estão sendo agendados em parceria com a Santa Casa de Misericórdia do Recife. O serviço será realizado por ordem de chegada, a das 8h às 12h. Serão contempladas mulheres que morem no Recife e tenham idade entre 50 e 69 anos. As interessadas devem comparecer portando a carteira de identidade, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição fica localizada na Rua Nicarágua, 151.

Últimas notícias