SUSTENTABILIDADE

Relação entre meio ambiente e cidadania é discutida em evento no RioMar

A segunda edição do Conexão Sustentável contou com palestras do ator Lázaro Ramos e da velejadora Heloísa Schurmann

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/11/2018 às 23:20
Foto:  Alexandre Gondim/ JC Imagem
A segunda edição do Conexão Sustentável contou com palestras do ator Lázaro Ramos e da velejadora Heloísa Schurmann - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Leitura:

Com base na pergunta: “E você? O que pode fazer pelo amanhã, hoje?”, a relação entre cidadania e o meio ambiente foi discutida ontem (6), na segunda edição do Conexão Sustentável, realizado no Shopping RioMar, Zona Sul do Recife. O evento é parte do Manifesto de Sustentabilidade do Grupo JCPM e RioMar, lançado no primeiro semestre deste ano. O ator Lázaro Ramos e a velejadora, pesquisadora, escritora e pedagoga Heloísa Schurmann, promoveram palestras e também um bate-papo sobre o que todos nós, individual e coletivamente, podemos fazer pelo bem do Planeta Terra.

Embaixadora da ONU Meio Ambiente, Schurmann promoveu a palestra intitulada como “O futuro dos oceanos”, onde explicou como a poluição dos mares gera uma reação em cadeia e afeta as nossas vidas. O grande foco da velejadora foi a grande quantidade de lixo plástico que ela mesma vê nos oceanos. “Pesquisas indicam que são mais de 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Numa conferência recente na Holanda, soube que ao invés de uma, existem cinco ilhas de lixo nos nossos oceanos. Isso é muita coisa”, comentou Schurmann.

“Eu cresci no mar, é como meu quintal. Imagine você olhar pro seu quintal e vê-lo todo sujo? É horrível. O mar, o meio ambiente é o nosso quintal. Precisamos fazer algo porque isso gera uma reação em cadeia onde todos os seres vivos se prejudicam. Hoje são os pássaros marinhos e os peixes que morrem por estar comendo plástico. Amanhã, nós estaremos comendo esse peixe que está cheio de microplásticos e não é isso que a gente quer”, finalizou.

A próxima expedição dos Schurmann partirá em 2019. Desta vez, o tema central da viagem será a sustentabilidade dos oceanos. O objetivo é utilizar toda a credibilidade da família, que irá atuar como testemunha ocular das agressões que estão sofrendo os oceanos, apresentando soluções sustentáveis para os problemas de poluição dos mares.

Lázaro Ramos comentou que o meio ambiente nunca foi o foco de suas palestras, mas o convite para participar do evento, o fez refletir sobre o seu papel de cidadão. “Qual a minha parte no que diz respeito a cuidar do planeta? Como eu posso fazer isso e como eu posso ajudar as pessoas a se conscientizarem disso? Por meio do diálogo. Sendo humilde e tentando mostrar que todo mundo pode cuidar da nossa casa, do meio ambiente, com pequenas ações”, afirmou.

ORGANIZAÇÃO

Para Lúcia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social e Sustentabilidade do Grupo JCPM, o Manifesto de Sustentabilidade é um projeto de vida e um projeto de todos. “Esta é a segunda edição do Conexão Sustentável e nós queremos que cada pessoa esteja sempre alerta sobre a sua própria responsabilidade com o meio ambiente”, comentou. “Esta palestra trata dos mares, e é altamente interessante pois temos colônias de pescadores no Pina e em Brasília Teimosa que sabem o quanto a poluição é prejudicial. Mas ela vai muito além disso. É uma chance de repensar e se atualizar sobre nossas posturas individuais para com o meio ambiente”, finalizou.

Últimas notícias