COMPESA

Obra no Sistema Tapacurá deixa 800 mil sem água no Grande Recife por 48 horas

Será afetada a distribuição de água em Camaragibe e em bairros do Recife e Jaboatão dos Guararapes a partir desta quinta-feira (20)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/12/2018 às 21:09
Foto: Rodrigo Lôbo/ Acervo JC Imagem
O complexo de Tapacurá está é composto por três barragens: duas de terra e uma de concreto (principal), com capacidade máxima de 104 milhões de metros cúbicos - FOTO: Foto: Rodrigo Lôbo/ Acervo JC Imagem
Leitura:

Intervenções no Sistema Tapacurá para aumentar a produção de água no verão deixarão 800 mil moradores do Grande Recife sem abastecimento por 48 horas. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), será afetada a distribuição de água em Camaragibe e em bairros do Recife e Jaboatão dos Guararapes, a partir das 20h desta quinta-feira (20) até 20h do sábado (22).

Segundo a companhia, a série de intervenções permitirá aumentar em 10% a produção de água. Tapacurá responde hoje pelo abastecimento de água de 25% da população do Grande Recife. Também serão realizados serviços nas estações elevatórias de água bruta e na Estação de Tratamento de Água (ETA) Castelo Branco, ações de desobstrução dos canais de captação e reparos em adutoras, além de uma manutenção preventiva em todo o sistema.

“Mais de 40 profissionais trabalharão para realizar os serviços planejados no sistema, como uma manutenção em uma adutora de concreto, de 1. 600 milímetros de diâmetro. A companhia também vai aproveitar a parada de Tapacurá para substituir um trecho de 100 metros de uma adutora (800 milímetros de diâmetro) pertencente ao Sistema Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, que opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá”, explicou o gerente de Produção da Compesa, Euris Oliveira.

A regularização do abastecimento ocorrerá de acordo com o calendário de distribuição. O período de 48 horas de paralisação, segundo a Compesa, decorre da necessidade de esvaziamento e posterior enchimento das adutoras de água bruta como também das grandes tubulações que transportam água tratada, que são as linhas dos Grandes Anéis de Distribuição do Recife. 

Bairros que terão abastecimento interrompido

Camaragibe:

Toda cidade.

Jaboatão dos Guararapes:

Cavaleiro, Curados I, II, III, IV e V, Jaboatão Velho (Centro), Pacheco, Socorro, Sucupira.

Recife:

Aflitos, Afogados, Alto do Mandu, Alto Santa Isabel, Bairro do Recife, Boa Vista, Bongi, Brasilit, Cabanga, Casa Forte, Caxangá, Cidade Universitária, Coelhos, Coque, Cordeiro, Derby, Detran, Engenho do Meio, Espinheiro, Estância, Graças, Ilha do Leite, Ilha Joana Bezerra, Ilha do Retiro, Iputinga, Jardim São Paulo, Jiquiá, Madalena, Mangueira, Monsenhor Fabrício, Mustardinha, Paissandu, Poço da Panela, Prado, Roda de Fogo, Rosarinho, São José, Sancho, San Martin, Santo Amaro, Santo Antônio, Soledade, Tejipió, Torres, Totó, Várzea, Vila Cardeal, Zumbi.

 

Últimas notícias