Carnaval

Pátio de São Pedro sedia encontro de Mestres de Maracatu

Em sua sexta edição, evento reunirá 300 batuqueiros de 25 Nações

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/02/2018 às 13:52
Foto: Daniel Tavares/PCR Imagem
Em sua sexta edição, evento reunirá 300 batuqueiros de 25 Nações - FOTO: Foto: Daniel Tavares/PCR Imagem
Leitura:

Na semana que antecede o Carnaval, o Pátio de São Pedro se transforma no Quartel General do 6º Encontro dos Mestres de Maracatus de Baque Virado para receber 300 batuqueiros de 25 agremiações. Em uma iniciativa da AMANPE – Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco, irão cantar loas e celebrar a união partilhando dos mesmos baques. O encontro começa às 17h desta terça-feira (6).

O evento é gratuito e aberto ao público. Segundo Fábio Sotero, presidente da AMANPE, o Encontro de Mestres surgiu para celebrar o dossiê do Inventário Nacional de Referências Culturais sobre os Maracatus Nação, em 2013, documento que serviu de embasamento para o título de Patrimônio Imaterial do Brasil, concedido pelo IPHAN ao Maracatu de Baque Virado, em 2014. “Cada uma das Nações traz um mínimo de dez batuqueiros e escolhemos fazer no Pátio de São Pedro por ser um local tradicional na cidade”, pontua.

Esta é última Terça Negra que acontece nas prévias Carnavalescas. A partir das 20h, o Coco Casas Populares da BR 232, o Abê Adu Lofé, o Maracatu Nação Porto Rico e o Afoxé Oxum Pandá fazem a festa de foliões e turistas no Pátio de São Pedro. Já no Marco Zero, as 13 Nações de Maracatu que integram o Tumaraca fazem seu último ensaio geral, a partir das 19h20, com 700 batuqueiros e as participações de Isaar, Guitinho de Xambá (Grupo Bongar) e Zé Brown.

 Serviço

Encontro de Mestres

Pátio de São Pedro – 17h às 19h

Nações Participantes: Aurora Africana, Axé de Lua, Almirande do Forte, Leão da Campina, Estrela Brilhante do Recife, Estrela Brilhante de Igarassu, Estrela de Olinda, Encanto da Alegria, Encanto do Pina, Gato Preto, Luanda, Tupinambá, Porto Rico , Raízes de Pai Adão, Oxum Mirim, Tigre, Estrela Dalva, Baque Forte, Sol Brilhante, Elefante, Sol Nascente, Leão Coroado, Linda Flor, Xangô Alafim, Cambinda Estrela

Ensaio Geral do Tumaraca – Marco Zero

Horário – 19h20

Detalhes - 700 batuqueiros e as participações de Isaar, Guitinho de Xambá (Grupo Bongar) e Zé Brown, acompanhados do Coral Voz Nagô.

Últimas notícias