Metrô

Linha de VLT Curado volta a funcionar após acidente com caminhão

O ramal da Linha Diesel do metrô ficou quase dois dias inativa em decorrência do acidente na segunda-feira (19)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/03/2018 às 9:44
FOTO: CBTU/Divulgação
O ramal da Linha Diesel do metrô ficou quase dois dias inativa em decorrência do acidente na segunda-feira (19) - FOTO: FOTO: CBTU/Divulgação
Leitura:

Após quase dois dias sem funcionar, a linha de VLT Curado voltou a operar normalmente na manhã desta quarta-feira (21). A linha diesel do metrô do Recife parou de circular depois que um caminhão colidiu com um dos trens entre as estações Cajueiro Seco e Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na noite dessa segunda-feira (19).

Depois do acidente, o VLT ficou tombado nos trilhos, próximo à estação. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), peritos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local e fizeram a perícia na via.

Na tarde dessa terça-feira (20), técnicos da CBTU fizeram a retirada do VLT da via. Segundo a companhia, a linha diesel opera em dois ramais e o do Curado circula com 1.500 passageiros diários.

Vídeo do acidente

O relógio da câmera que flagrou o momento marca 18h02. No lado direito do vídeo é possível perceber o VLT em seu curso tradicional, quando é atingido pelo caminhão. Com o impacto, a frente do trem ficou destruída, e o caminhão carregado de areia acabou virando, espalhando o material sobre os trilhos.

A colisão aconteceu entre as estações Cajueiro Seco e Marcos Freire, em uma área que tem sinalização de cruzamento proibido.

Vítimas

De acordo com a Superintendência de Trens Urbanos do Recife (CBTU), o ferido mais grave foi o condutor principal do VLT, Leonardo Gomes da Silva, que fraturou a perna e está sendo avaliado no Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho.

Um segundo maquinista, identificado como José Moabe Soares, sofreu uma luxação no tornozelo, mas já recebeu alta de uma unidade de saúde particular. O outro funcionário, Waldemar Sinfronio, estava sem ferimentos aparentes, mas passa por exames em um hospital particular do Recife. O motorista do caminhão não ficou ferido no acidente e fugiu do local.

A colisão foi causada pelo caminhão

Segundo o superintendente da CBTU, Leonardo Villar, a colisão foi causada pelo caminhão de placa KLJ-1491, de Água Preta, que tentou cruzar os trilhos de forma irregular. "Há tudo adequando para que os motoristas cruzem os trilhos na passagem de nível. Lá há sinalização e a velocidade do trem é reduzida. Mas eles vão e passam por esse lugar imprevisível, pondo em risco a vida de todo mundo. Fazem isso pra encurtar o percurso", explicou.

Com a manobra, os dois veículos acabaram se chocando. Apenas um vagão do VLT foi danificado.

 

Leia Também

    Últimas notícias