Protesto

Enfermeiros protestam em frente ao HR e bloqueiam trânsito na Agamenon Magalhães

CTTU está no local orientando condutores e pedestres

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/12/2018 às 8:52
Foto: Cortesia / Twitter @cavalodosport
CTTU está no local orientando condutores e pedestres - FOTO: Foto: Cortesia / Twitter @cavalodosport
Leitura:

Profissionais de saúde realizaram mais um ato na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área Central do Recife, na manhã desta segunda-feira (17).  Ao contrário das outras manifestações, dessa vez trata-se de um grupo de enfermeiros que foi aprovado no último concurso, em 2014, e ainda não foi convocado para trabalhar. A manifestação foi encerrada por volta das 11h15, de acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Os enfermeiros iniciaram o protesto na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao cruzamento com a Rua Joaquim Nabuco, em frente ao HR, no sentido Boa Viagem. Eles seguiram em caminhada até a Praça do Derby, segurando cartazes. O grupo chegou a bloquear o tráfego no cruzamento com a Avenida Conde da Boa Vista e o acesso à Rua Benfica. Ao chegar na Praça do Derby, os enfermeiros ainda chegaram a cruzar com o protesto de carroceiros que também ocorreu na manhã desta segunda. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) se pronunciou sobre o protesto por meio de uma nota. Confira a íntegra:

A Secretaria Estadual de Saúde informa que o Governo de Pernambuco tem se empenhado para reforçar as escalas das unidades da rede estadual com profissionais aprovados por concurso público. Prova disto é que a atual gestão já entrou para história com a maior convocação de profissionais para o setor de todos os tempos. Para se ter ideia, do concurso realizado em 2014, voltado para categorias não médicas, que oferecia 1.905 vagas, foram convocados 5.546 profissionais (191% a mais do que o quantitativo de vagas), sendo 1.010 enfermeiros e 3.270 técnicos de enfermagem. Além disso, foram convocados 1.542 médicos do último concurso da categoria, totalizando mais de 7 mil profissionais. Desta forma, todos os candidatos classificados dentro das vagas já foram chamados. Assim, o banco de reserva do concurso já está zerado para diversas categorias e, para manter o compromisso de qualificar o atendimento à população, a Secretaria Estadual de Saúde lançou um novo certame, com 1 mil vagas, que terá o resultado final divulgado em janeiro de 2019.

Outras manifestações

Esta não foi a primeira manifestação ocorrida na Avenida Agamenon Magalhães, em frente ao Hospital da Restauração. Na semana passada, um grupo de técnicos de enfermagem, enfermeiros e outros profissionais de saúde da unidade hospitalar realizaram manifestações para pedir o pagamento de cinco meses de salários atrasados do quadro extra de funcionários. 

Trânsito

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foi acionada e foi ao local para orientar condutores e pedestres. O trânsito ficou lento nas proximidades.

Acompanhe no Twitter

Últimas notícias