polícia federal

Belga preso em Olinda acusado de tráfico de mulheres será extraditado

Corretor de imóveis, Johan Albert Gilbert Van Gheel nega as acusações e diz que era informante da polícia belga

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 06/12/2015 às 21:50
Foto: divulgação
Corretor de imóveis, Johan Albert Gilbert Van Gheel nega as acusações e diz que era informante da polícia belga - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

O belga Johan Albert Gilbert Van Gheel, preso em agosto do ano passado em Olinda acusado de tráfico internacional de mulheres, será extraditado nesta segunda-feira (6) para o seu país de origem. Johan estava detido desde o ano passado no Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) e embarcará às 13h30 no Aeroporto Internacional dos Guararapes para o Rio de Janeiro, onde será entregue a policiais da Bélgica.

O estrangeiro é acusado pela justiça belga de participar de uma rede que traficava mulheres da Romênia para serem prostituídas na Bélgica. Ele também responde a acusações de lavagem de dinheiro e facilitação de documentos e foi condenado a 8 anos de reclusão em seu pais natal. Nenhum dos crimes foi cometido no Brasil.

Corretor de imóveis, Johan, que é natural da Antuérpia, chegou ao Recife em março de 2006, quando foi dado como foragido na Bélgica. Cinco anos depois, ele conseguiu um visto de permanência no país após se casar com uma pernambucana, e passou a morar em Olinda. Só em 2013 a polícia belga solicitou ajuda internacional da Interpol, o que resultou na localização e prisão do belga pela Polícia Federal de Pernambuco (PF-PE).

Quando foi detido, Johan negou a polícia brasileira que tivesse participação nos crimes em que é acusado. Em depoimento à PF, ele disse que inicialmente atuava como informante da polícia belga, cedendo imóveis para aliciadores e repassando informações para as autoridades do país. Ele contou que em um determinado momento decidiu não colaborar mais com as investigações e passou a sofrer retaliações da polícia belga.

Últimas notícias