Detentos

PE entre os três Estados com maior superlotação prisional do Brasil

Dados foram divulgados pelo Departamento de Segurança Nacional do Ministério da Justiça

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/12/2017 às 21:35
Edmar Melo / arquivo JC Imagem
Dados foram divulgados pelo Departamento de Segurança Nacional do Ministério da Justiça - FOTO: Edmar Melo / arquivo JC Imagem
Leitura:

Pernambuco tem a terceira maior taxa de superlotação do sistema prisional do Brasil: 301%. Com 34.556 presos, o Estado conta com apenas 11.495 vagas, perdendo apenas para o Amazonas, cuja taxa de ocupação é de 483,9% e para o Ceará, com 309,2%.

Os dados são referentes a 2015/2016 e foram divulgados por meio do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), criado desde 2004 pelo Ministério da Justiça/Departamento de Segurança Nacional (Depen). Em comparação aos números divulgados em 2014, último ano em que foi feito o Levantamento, o percentual cresceu no Estado (a taxa era de 265%).

No Brasil também houve um crescimento da taxa – que aumentou de 161% em 2014 para 197,4% em 2015/2016 e uma subida no ranking em relação a outros países. No Infopen passado o País ocupava a 4ª posição e agora ocupa a 3ª, perdendo apenas para Estados Unidos e China.

“O agravante é que, se observarmos os percentuais, a cada análise, os EUA vêm diminuindo a taxa de ocupação, enquanto no Brasil o movimento é contrário. E isso não acontece somente porque se prende muito no nosso País, mas sobretudo porque a criminalidade é alta”, pontua o secretário de Justiça e Direitos Humanos de PE, Pedro Eurico.

O déficit de vagas em unidades prisionais do Brasil é de mais de 350 mil. Para o ano de 2018, a expectativa do governo federal é de que sejam criadas cerca de 65 mil vagas.

Em Pernambuco, segundo Pedro Eurico, ainda este ano serão criadas 1 mil vagas na unidade 1 de Itaquitinga (Zona da Mata Norte), que será entregue no próximo dia 15. “Sem contar com as unidades de Tacaimbó, onde foram criadas 700 vagas e, dessas, 200 já foram ocupadas, e Santa Cruz do Capibaribe, onde foram abertas 400 vagas”, contabilizou.

Para 2018, a previsão, de acordo com o secretário, é de que seja inaugurada a unidade 2 de Itaquitinga (com capacidade para 1 mil detentos), além de 200 vagas em Garanhuns.

ENTRAVE

Um dos participantes da reunião do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, realizada na última quarta-feira em Brasília, Pedro Eurico criticou o volume de exigências feitas pelo governo federal, alegando que esse é um grande entrave para a construção de unidades prisionais em vários Estados. Requisitos como regras arquitetônicas e exigência de autorização de municípios para a construção de presídios, segundo o secretário estadual, foram levados à discussão para que os Estados possam atuar com mais eficácia.

Últimas notícias