CRIME

Dupla é presa por falsificar e adulterar veículos roubados em Jaboatão

Eles ainda produziam o documento CRLV dos veículos, usando células verdadeiras, que eram desviadas do Detran

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/07/2018 às 13:26
Foto: Cortesia/Polícia Civil
Eles ainda produziam o documento CRLV dos veículos, usando células verdadeiras, que eram desviadas do Detran - FOTO: Foto: Cortesia/Polícia Civil
Leitura:

Uma dupla de vistoriadores profissionais de seguradoras de veículos foi presa, após usar as técnicas de inspeção para falsificar e adulterar carros e motos roubadas. A Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira (23), que eles ainda produziam o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) com cédulas verdadeiras, desviadas por outros integrantes da quadrilha que trabalham no órgão responsável por emitir o documento.

Comandada pelo delegado Paulo Berenguer, a equipe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos encontrou os dois rapazes dentro de um galpão, na quinta-feira (19), no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. “Montamos a campana e já de madrugada ingressamos e autuamos em flagrante os dois suspeitos em pleno processo de adulteração veicular”, conta o delegado.

Arthur da Silva Ferreira, de 25 anos, e Ricardo Emanuel Almeira de Freitas Júnior, 41, foram autuados em flagrantes pela prática dos crimes de receptação de veículos roubados, adulteração de sinais identificadores de veículos automotores e uso de documentos falsos.

Dentro do galpão a equipe encontrou 12 veículos com restrição de roubo, sendo oito carros e quatro motocicletas, retalhos de peças veiculares roubadas, lacres de segurança, documentos veiculares falsificados e CRLVS em branco. O galpão era alugado, e no registro do local constava como um estabelecimento de revenda de água mineral.

“Os dois eram vistoriadores profissionais, prestavam serviço para as seguradoras. Eles usavam a aptidão técnica para falsificar os veículos automotores . A falsificação deles é bem feita. Só conseguimos detectar através do trabalho de perícia da equipe na delegacia”, relata Paulo Berenguer.  Todos os veículos apreendidos estavam com o gravame de roubo e adulterados.

Arthur e Ricardo foram liberados após passarem por audiência de custódia, e devem responder em liberdade. 

Organização criminosa

Ainda segundo o delegado Berenguer, eles são só uma parte da quadrilha. Antes dos veículos chegarem até eles, há um grupo que pratica o roubo dos carros e motos. Depois de serem adulterados, serviço que era feito pela dupla, os veículos são colocados no mercado para que sejam revendidos ao consumidor final. “Inicia com um roubador e termina com um estelionatário”, lamenta Paulo.

A investigação continua para identificar quem fornecia as cédulas do CRLV em branco, quem praticava os roubos, e quem vendia para os clientes, que eram lesados pela quadrilha.

As vítimas que tiveram os carros roubados já foram identificadas e devem receber os veículos de volta até a terça-feira (24). 

Alerta aos compradores de veículos

O delegado ainda alerta que o consumidor deve tomar todos os cuidados necessários antes de concluir a compra de algum veículo. “É preciso fazer uma vistoria, com alguém de confiança ou também pode ser feita pelos vistoriadores do Detran ou na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos”, destaca Paulo Berenguer. O serviço de vistoria por órgãos públicos, é gratuito e está disponível a toda população.

Últimas notícias