Crime

Polícia abre inquérito para identificar autor de ameaça contra jornalista

Direção do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação formalizou queixa, na manhã desta quarta-feira (03), na Delegacia de Crimes Cibernéticos

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 03/10/2018 às 13:00
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Direção do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação formalizou queixa, na manhã desta quarta-feira (03), na Delegacia de Crimes Cibernéticos - FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

A polícia abriu inquérito para investigar a ameaça de estupro feita por um internauta contra a apresentadora da TV Jornal Anne Barretto. A diretora da TV e Rádio Jornal, Beatriz Ivo, esteve, na manhã desta quarta-feira (03), na Delegacia de Crimes Cibernéticos para formalizar a queixa. Numa mensagem deixada no Facebook da apresentadora, o agressor afirmou: “Se você chamar bandido de suspeito, te estupro”. O Facebook informou que o perfil da pessoa que ameaçou a jornalista foi removido da plataforma por violar os padrões da rede.

O delegado Derivaldo Falcão, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, afirmou que a polícia já solicitou ao Facebook informações sobre o perfil do agressor para chegar ao responsável pelas ameaças. Mesmo que o nome e a foto sejam falsas temos como rastrear e identificar quem, de fato, criou o perfil. Ele será localizado e chamado para prestar depoimento. O que ele fez é crime e responderá por isso", afirmou o delegado.

A ameça fazia fazia referência à notícia compartilhada pela apresentadora Anne Barreto, na segunda-feira, durante transmissão ao vivo do programa TV Jornal Meio-Dia. A jornalista foi atacada ao fazer referência aos dois suspeitos presos pela morte do advogado Flávio Mendes de Amorim, 47 anos, assassinado no último domingo, no Parque de Esculturas, no dique do Porto do Recife. Conforme determina a legislação, esse é o termo correto para se referir a uma pessoa investigada no âmbito da Polícia Civil, como é o caso dos dois.

Após formalizar a queixa, Beatriz Ivo reafirmou o jornalismo sério e comprometido com a democracia, feito pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. "A ameaça teve um duplo objetivo: intimidar o trabalho do profissional de comunicação e agredir a jornalista, pela sua condição de mulher. Não vamos nos intimidar. Acreditamos no trabalho da polícia e da justiça. Essas agressões precisam ser punidas com rigor", afirmou.

Beatriz Ivo ressaltou que todas as pessoas que são alvo de ameaças nas redes sociais devem denunciar a agressão como forma de coibir esse tipo de conduta. "Não podemos aceitar. Precisamos ser firmes na reação. É um crime que não pode ser tolerado."
O advogado do SJCC André Tavares de Melo ressaltou que a ameaça não pode ser vista como uma brincadeira. “É tolerância zero com esse tipo de manifestação. Buscaremos todos os recursos que a lei oferece para que essa pessoa seja processada e punida.”

PERFIL REMOVIDO

Em nota enviada à imprensa, o Facebook informou que o perfil da pessoa que fez o comentário foi removido da plataforma por violar os padrões da rede, que não permitem assédio. “Contamos com nossa comunidade para denunciar conteúdos que possam estar violando nossas políticas, para que sejam revisados por nossos times. Além disso, temos uma série de recursos e ferramentas para ajudar as pessoas contra práticas de assédio”, escreveu o Facebook, no comunicado.

Últimas notícias