fenômeno da natureza

Swell pode gerar ondas de oito metros em Noronha nesta sexta

Espera-se que o pico do fenômeno swell seja por volta do final desta manhã, entre 11 e meio dia, horário em que a maré está baixa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/03/2018 às 9:35
Foto: Cortesia
Espera-se que o pico do fenômeno swell seja por volta do final desta manhã, entre 11 e meio dia, horário em que a maré está baixa - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

O pico do fenômeno swell, que atingiu em cheio o arquipélago de Fernando de Noronha, é esperado por volta do meio dia, horário em que a maré estárá baixa. A notícia agradou vários sufistas, já que são aguardadas ondas de seis a oito metros de altura.

De acordo com a Administração Distrital, a tendência é que o tamanho das ondas seja decrescente nos próximos dias. Um alerta de ressaca no mar, emitido na quinta (1) pela Marinha do Brasil, foi acatado pela Administração da Ilha, pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMbio), pela Capitania dos Portos, Associação de Barcos de Turismo (Abatur) e pelos proprietários das embarcações. 

 

O administrador da ilha, Plínio Pimentel, contou que da última quinta para a manhã desta sexta (2) não houve nenhuma grande destruição. "Graças a Deus nenhuma embarcação foi danificada, o que registramos foi o avanço do mar no Bar Duda Rei, na praia da Conceição", contou. O estabelecimento, que fica na beira da praia, não sofreu nenhuma destruição física.

Com relação as embarcações, Plínio afirmou que cerca de 20 barcos foram deslocados até a Baia do Sueste, onde foram monitorados durante a noite. "Os marinheiros chegaram a ficar nos barcos para garantir que algo acontecesse. Algumas vezes íamos até o local para ver a situação deles", explicou.

Fenômeno

No último fim de semana, a entrada de um outro swell danificou parte da estrutura portuária da Ilha. Uma nova estrutura flutuante temporária para embarque e desembarque de passageiros na área do Porto de Santo Antônio foi colocada no local na tarde do último dia 27. Em janeiro de 2013, um super swell foi registrado em Noronha. Na ocasião, muitos danos materiais foram registrados no porto.

Reparos

Plinio Pimentel anunciou em fevereiro que lançaria um edital para a requalificação total do Porto de Santo Antônio, que sofre frequentemente com ondas gigantes que atingem a ilha. A obra está orçada em R$ 4,6 milhões, oriundos de recursos próprios da administração.

A expectativa é que as obras se iniciem ainda no primeiro semestre deste ano. Plinio esteve no Porto de Santo Antônio para avaliar os estragos causados pelo primeiro "swell" do ano. As ondas, a correnteza e os ventos arrastaram o píer flutuante do embarque de turistas. O setor de embarque do porto ficou danificado e com isso os passeios de barcos e os mergulhos cancelados até que a situação seja normalizada.

Últimas notícias