DOENÇA

Detenta do Bom Pastor morre com suspeita de meningite

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve no local, nessa terça-feira (27), e descartou a possibilidade de um surto da doença

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/09/2016 às 11:03
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve no local, nessa terça-feira (27), e descartou a possibilidade de um surto da doença - FOTO: Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

Uma detenta da Colônia Penal do Recife, antigo Bom Pastor, na Zona Oeste do Recife, morreu com suspeita de meningite meningocócica nesse domingo (25). De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve no local, nessa terça-feira (27), e descartou a possibilidade de um surto da doença.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, agentes escoltaram duas presas ao Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, no domingo (25). Uma delas morreu e outra está internada.

Na unidade prisional, a profilaxia foi feita por profissionais de saúde em 23 mulheres que dividiam cela com a detenta que morreu e também em quatro agentes penitenciários que ajudaram no transporte da paciente.

Conheça as diferenças entre meningite viral e bacteriana

O termo meningite define um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe. Ou seja, a transmissão ocorre a partir de um contato próximo ou direto com as secreções respiratórias do paciente.

Em relação ao contágio da meningite meningocócica, é recomendado que pessoas que estiveram próximas a pacientes infectados façam uso de medicação, sob supervisão de profissionais de saúde, como prevenção. No caso de meningite bacteriana, o tratamento é realizado com antibióticos específicos.

 

 

Últimas notícias