Patrimônio

Olinda vai ter volta o Teatro do Bonsucesso

Após mais de vinte anos fechado, o teatro do Sítio Histórico reabre semana que vem

Bruno Albertim
Cadastrado por
Bruno Albertim
Publicado em 26/01/2018 às 18:58
Ne 10
Após mais de vinte anos fechado, o teatro do Sítio Histórico reabre semana que vem - FOTO: Ne 10
Leitura:

Mais de inexplicáveis 20 anos em reforma depois, o histórico Teatro do Bonsucesso, em Olinda, vai ser finalmente reaberto. Na próxima terça, informa o secretário de Cultura do município, Gilberto Sobral, a sala com 123 lugares terá concluída a reforma que, nesta última gestão, consumiu quatro meses de trabalho e cerca de R$ 60 mil, com recursos do Fundo Nacional de Cultura.
"Assim que o teatro estiver aberto, vamos começar os diálogos com a classe teatral de Olinda, com as entidades, para definir de forma participativa a política de pautas do teatro”, diz o secretário.

Nesta última fase de obras, o teatro teve reformada sua estrutura física, com revisão da cobertura do telhado, eliminação das infiltrações dos camarins, do piso do palco, rebaixado para melhorar a visibilidade, das janelas e de todas as poltronas, que estavam guardadas em outro prédio. O teatro tem agora também sistema de refrigeração, novas instalações elétricas e sistema de iluminação. “O sistema de som será instalado posteriormente”, diz Sobral. Nas últimas duas décadas, em várias gestões, o teatro passou por obras nunca finalizadas.

No final de março, com a conclusão do Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda deve ganhar também de volta o pequeno Teatro Santa Cruz, instalado no prédio do Varadouro.

CINE OLINDA

Está mais perto também a possibilidade de reabertura do Cine Olinda, fechado há décadas no Carmo, também alvo de reformas e desentendimentos entre os responsáveis que até agora não conseguem concluir a obra. Após um impasse, há dois anos, entre a Prefeitura de Olinda e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco publicou ontem o edital para a contratação de uma nova empresa especializada para execução de obra de engenharia para requalificação do cinema. O valor máximo estimado para a contratação é de 1.627.866,17 (um milhão, seiscentos e vinte sete mil, oitocentos e sessenta e seis reais e dezessete centavos).

“Com este certame e a finalização das obras de infraestrutura do Cine Olinda, o Governo de Pernambuco cumpre sua parte no compromisso com o Cine Olinda, no sentido de proteger esse bem, garantir melhores condições para sua utilização e sustentabilidade. Esperamos que seja devolvido à população de Olinda o mais breve possível”, diz Márcia Souto, presidente da Fundarpe.

Últimas notícias