Berlinale

Documentário sobre impeachment de Dilma premiado em Berlim

O Processo, de Maria Augusta Ramos, levou o reconhecimento do público

Cadastrado por
JC Online
JC Online
JC Online
Publicado em 24/02/2018 às 15:27
JC IMAGEM
O Processo, de Maria Augusta Ramos, levou o reconhecimento do público - FOTO: JC IMAGEM
Leitura:

Documentário de Maria Augusta Ramos sobre o impeachment de Dilma Rousseff, o filme O Processo foi premiado no início da tarde deste sábado (24) no Festival de Berlim. O longa ganhou o prêmio de melhor documentário escolhido pelo público.

"Quando a gente escolhe um tema pra investigar e fazer um filme, existe um desejo de dividir esse mergulho com o público. E depois, quando o filme fica pronto e recebe um prêmio do júri popular, eu arrisco dizer que talvez seja uma das maiores realizações como diretora. E é muito relevante também pelo filme ser sobre um episódio histórico do Brasil e estar sendo compreendido por audiências de outras latitudes", disse, logo após a premiação.

GRITOS

O filme investiga o processo que detonou o impeachmant da presidenta Dilma Roussef e deve estrear em junho no Brasil. Na quarta-feira, dia de sua exibição, o filme foi ovacionado sob gritos de Fora Temer na plateia.

Na sexta-feira, o Brasil recebeu dois outros prêmios importantes na Berlinade. "Tinta Bruta", de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, levou o Teddy Award (específico para filmes de temática LGBT) de melhor longa de ficção. "Bixa Travesty", de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla, sobre a cantora Lin da Quebrada, ficou com o de melhor documentário.

Últimas notícias