Cinema

Festival produzido em Pernambuco ganha sessões na Cinemateca Francesa

Organizado por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, evento levou filmes de cineastas locais a Paris

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 28/05/2011 às 6:10
Kleber comentou que se sentia muito honrado em realizar sessões da Janela Internacional de Cinema em Paris
Organizado por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, evento levou filmes de cineastas locais a Paris - FOTO: Kleber comentou que se sentia muito honrado em realizar sessões da Janela Internacional de Cinema em Paris
Leitura:

O cinema brasileiro não ganhou prêmios no Festival de Cannes 2011, mas isso não significou nenhuma derrota. Ao contrário, o pós-festival foi um dos melhores dos últimos anos. Em Paris, os filmes brasileiros ganharam vitrines de dar inveja a muita cinematografia emergente. Da Cinemateca Francesa aos cinemas de arte e ensaio do Quartier Latin, o cinema made in Brasil chama a atenção do público e da imprensa francesa. 

Parte da festa foi pernambucana. Na última quarta-feira, a representação do festival Janela Internacional de Cinema, formada pela dupla Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, mostrou um pequeno recorte do que foi exibido nas três primeiras edições do evento. O palco foi a aconchegante Sala Jean Epstein, localizada no subsolo da venerável Cinemateca Francesa, que fica em Bercy, na zona leste da capital francesa. 

Entre os filmes pernambucanos, os franceses puderam assistir aos curtas Faço de mim o que quero, de Sergio Oliveira e Petrônio de Lorena; Ocidente, de Leo Sette; e o premiado Muro, de Tião. 

Também na quarta-feira, o Espace Acattone (no Quartier Latin) foi o palco da pré-estreia de Sonhos roubados (em francês, Rêves volés). A diretora Sandra Werneck estava acompanhada das atrizes do filme, entre elas Nanda Costa, Amanda Diniz e a pernambucana Kika Farias.

* O repórter viajou a Cannes e Paris com apoio da Aliança Francesa

Leia matéria completa sobre a distribuição, exibição e seleção de filmes brasileiros na França na edição deste sábado (28/5) do Caderno C, no Jornal do Commercio

Últimas notícias