2º MOV

Festival de cinema MOV inscreve para oficinas gratuitas

Montagem de Filme-Ensaio e Iniciação à Pós-Produção de Som são os temas das capacitações desta edição do evento

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/12/2015 às 17:37
Acervo pessoal
Montagem de Filme-Ensaio e Iniciação à Pós-Produção de Som são os temas das capacitações desta edição do evento - FOTO: Acervo pessoal
Leitura:

O 2º MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco está com inscrições abertas para duas oficinas (elas são gratuitas). As capacitações sobre Montagem de Filme-Ensaio, com Sabrina Tenório Luna, e Iniciação à Pós-Produção de Som, com Nicolau Domingues, acontecerão no PortoMídia, no Bairro do Recife. O festival acontece entre os dias 16 e 19 de dezembro (de quarta-feira a sábado) no Cinema São Luiz.

O prazo das inscrições termina no dia 11 de dezembro e há 12 vagas para cada oficina. Os interessados devem enviar currículo e um texto com um parágrafo sobre sua motivação em participar da oficina para o [email protected] (indicar o nome da oficina no assunto do e-mail).

O 2º MOV é realizado pela  Ponte e vini-v, com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). 

 

Oficina de Montagem de Filme-Ensaio, com Sabrina Tenório Luna
16 a 18 de dezembro, das 9h às 12h (no primeiro dia começa às 8h), no Portomídia

Sobre a oficina: Montagem de Filme-Ensaio pretende ensinar técnicas de realização fílmica a partir de materiais preexistentes. O objetivo é oferecer uma base teórica e prática acerca desse processo, tendo como fonte de investigação para fornecimento de material bibliotecas de imagem disponíveis na internet. Direitos de imagem e possibilidades de uso serão explanados e ofereceremos também exemplos de filmes e projetos artísticos que foram realizados através do uso de materiais disponíveis em repositórios digitais. Os exemplos visam inspirar os alunos artisticamente a desenvolverem filmes em curta-metragem de baixo custo.

Sobre a facilitadora: Sabrina Tenório Luna é doutora em comunicação pela UFPE, produtora, pesquisadora e professora universitária. A sua pesquisa de doutorado foi sobre filmes em found footage, regime estético que se caracteriza pela realização fílmica com imagens preexistentes. Parte da sua pesquisa de doutorado foi realizada na Freie Universität Berlin, onde ministrou uma disciplina sobre found footage junto ao Prof. Dr. Thomas Morsch. Foi produtora do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife nos anos de 2011, 2012 e 2015, além de ter trabalhado em 2014 no festival Curta Brasília e em 2011 como produtora de distribuição do filme Pacific, de Marcelo Pedroso.

 

Oficina de Iniciação à Pós-Produção de Som, com com Nicolau Domingues
16 a 18 de dezembro, das 14h às 17h (no primeiro dia começa às 13h), no Portomídia

Sobre a oficina: Iniciação à Pós-Produção de Som abordará os fundamentos principais do software Pro Tools, usado na indústria audiovisual no mundo todo. Serão utilizadas técnicas que vão desde a preparação da sessão de edição a princípios de mixagem 5.1 surround.

Sobre o facilitador: Nicolau Domingues atua na área de som para audiovisual há 6 anos. Possui experiência na área de som direto, edição de som e mixagem para filmes e produtos audiovisuais (TV e vídeo). No cinema, trabalhou no som de diversos curtas-metragem, como “Em Trânsito” e “Urbanos”, e dos longas “Sete Corações” e “Eles Voltam”. Na lista de projetos recentes que assinou, estão a série de TV “Fãtásticos”, ainda em produção, e o longa recém-finalizado “Ramo”.

 

 


Últimas notícias