REIVINDICAÇÃO

Cineclube CineRua realiza sessão pela preservação do Cine AIP

Exibições acontecem hoje, a partir das 17h, no térreo do Edifício AIP

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/12/2016 às 9:53
Foto: Leonardo Cisneiros/Divulgação
Exibições acontecem hoje, a partir das 17h, no térreo do Edifício AIP - FOTO: Foto: Leonardo Cisneiros/Divulgação
Leitura:

O Cineclube CineRua e a Ouriço Produções realizam uma sessão especial, no térreo do Edifício AIP (Av. Dantas Barreto, 576, Santo Antônio), a partir das 17h desta quarta-feira (7). Serão exibidos três filmes que dialogam com a memória dos cinemas de rua de Pernambuco, com o objetivo de mobilizar atenções para o Cine AIP, que fica no último andar do prédio e atualmente está em ruínas. "Com a notícia de que o Governo do Estado, proprietário do imóvel, irá colocar à venda os cinco últimos andares, a cidade corre o risco de perder este patrimônio histórico e cultural", afirma a organização do evento.

Para a ocasião,foram selecionados os curtas Isso Vale um Filme, de Bruna Cabral, Gisele Siqueira, Ítalo Rodrigues, Suednes Teixeira, Taynah Silva e Wellington Caetano; Tempo de Cinema, de Rafhael Barbosa; e Entre Andares, de Aline Van Der Linden e Marina Moura Maciel, filme que recompõe o Edifício AIP em caráter documental. Após a exibição, haverá debate com a presença das diretoras e de outros convidados.

“No atual panorama de retrocessos políticos, espaços públicos como o Cine AIP ganham um novo sentido de urgência, pois favorecem o encontro, o aprofundamento de ideias e o exercício da cidadania”, diz André Dib, pesquisador e membro do movimento #CineRuaPE. 

SÍMBOLO

Antes da sessão, o projeto Guia Comum do Centro do Recife vai inaugurar uma placa informativa em homenagem ao Edifício. O acesso à sessão e aos debates é gratuito.

Últimas notícias