CINEMA

Cinemateca Pernambucana celebra preservação ativa

Mais de 500 visitantes já foram conhecer o espaço, no espaço acima do Cinema da Fundação/Museu, na sede da Fundaj, em Casa Forte

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 29/04/2018 às 14:41
Gil Vicente/Divulgação
Mais de 500 visitantes já foram conhecer o espaço, no espaço acima do Cinema da Fundação/Museu, na sede da Fundaj, em Casa Forte - FOTO: Gil Vicente/Divulgação
Leitura:

“Nós estamos super felizes com a receptividade que a Cinemateca Pernambucana vem recebendo do público e dos realizadores neste seu primeiro mês de funcionamento. Recebemos mais de 500 visitantes, entre turmas de estudantes com aulas in loco de cursos da UFPE, Unicap e FBV, além de grupos com visitas agendadas”, exulta a coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache.

Segundo Ana, o acervo fílmico da Cinemateca já conta com 400 títulos (entre curtas, médias e longas-metragens), com cerca da metade disponíveis para consulta, Por meio do portal www.cinematecapernambucana.com.br. “Desde o início nosso projeto visa dar acesso remoto ao nosso acervo. Através do nosso portal, é possível assistir aos filmes da Cinemateca. Fazemos o que chamamos de preservação ativa, em que o mais importante é dar acesso aos nossos materiais. Não queremos ter um acervo fechado, do tipo que as pessoas precisam pedir licença para ver. Tudo está disponível e cabe ao usuário definir o que deseja assistir”, explica.

DEBATES

Desde a sua inauguração que a Cinemateca Pernambucana promove sessões debates em torno da cinematografia pernambucana no Cinema da Fundação/Museu, que ficam no mesmo lugar. “Realizamos as duas primeiras Sessões da Cinemateca, uma com super-8 digitalizados em 4K de Geneton Moraes Neto e outra com o clássico de Alberto Cavalcanti, O Canto do Mar, sempre com um bom público e muita participação. Além disso, promovemos o nosso primeiro curso, com o professor Rubens Machado Junior, da Universidade de São Paulo (USP), sobre a importância do cinema independente em Super-8 de Pernambuco nos anos 1970.”

Além dos filmes, a Cinemateca Pernambucana abriga cerca de 600 objetos ligados ao cinema pernambucano, como adereços, peças de vestuários, além de câmeras cinematográficas e filmes em película. O lugar também tem a finalidade de atrair pesquisadores, com livros sobre o cinema local, roteiros originais e acervos de cineastas e produtoras. “Há material para pesquisa em cinema, mas também em design, história, moda e outros campos do conhecimento. E tudo no mesmo lugar, que parece um coworking bem confortável, com acesso à Internet e outras facilidades. Tudo para atender aos pesquisadores”, acentua Ana. 

A Cinemateca abre ao público de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados das 14h às 16h, na sede da Funda (Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte), no primeiro andar acima do Cinema da Fundação/Museu.

Últimas notícias