Mel Maia foi o grande nome da estreia de Liberdade, Liberdade

Nova novela das onze da Globo exibiu um primeiro capítulo curto, mas pontual sobre a história da filha de Tiradentes

Foto: Inácio Moraes/Gshow
Nova novela das onze da Globo exibiu um primeiro capítulo curto, mas pontual sobre a história da filha de Tiradentes - FOTO: Foto: Inácio Moraes/Gshow

A Rede Globo estreou nesta segunda-feira (12) sua nova novela das onze Liberdade, Liberdade. Escrita por Mario Teixeira, baseada num argumento de Marcia Prates, e livremente inspirada no livro Joaquina, Filha do Tiradentes, de Maria José de Queiroz, o primeiro capítulo foi bem curto, mas conseguiu situar o telespectador no universo histórico da narrativa.

A direção artística de Vinicius Coimbra imprimiu ao folhetim toda a atmosfera de uma novela das onze: sensualidade e violência ao extremo. Para quem assistia a novela em HD, até o suor dos personagens (característica muito presente em Velho Chico) foi necessário para dar mais realismo às cenas.

Em relação ao elenco, as atuações de Letícia Sabatella (vivendo a megera Antônia), Mateus Solano, Lilia Cabral e Thiago Lacerda, que interpretou o próprio Tiradentes, passaram a segurança de atores veteranos, que convenciam em seus papéis. Mas como a história se trata da filha do líder da Inconfidência Mineira, a jovem Mel Maia chamou para si a responsabilidade de viver a versão criança da protagonista Joaquina, que a partir de hoje será assumido por Andreia Horta, e impressionou o público pela entrega em sua personagem.

Com uma abertura bem executada graficamente, a tensão da cena do enforcamento de Tiradentes que encerrou a estreia marcou de forma positiva o início da novela, que promete entregar um recorte interessante, mesmo que de forma fictícia, de uma passagem importante da história do nosso país.

Últimas notícias