Estreia do Xou da Xuxa completa 30 anos

Programa infantil da Rede Globo marcou gerações na televisão e na música

Foto: Reprodução
Programa infantil da Rede Globo marcou gerações na televisão e na música - FOTO: Foto: Reprodução

Brincadeiras, atrações musicais, números circenses, exibição de desenhos animados, quadros especiais, e a participação de cerca de 200 crianças em cada gravação: esses eram os ingredientes de uma das atrações infantis de maior sucesso da Rede Globo, o Xou da Xuxa, que estreava, exatamente, há 30 anos.

>> [Portal NE10] Patricia Marx diz que gravou voz guia em álbum de Xuxa

Era também a estreia de Xuxa Meneghel na Globo, que descia de sua inesquecível nave espacial pela primeira vez após passagem pela Rede Manchete. A atração entrou no ar em 30 de junho de 1986 e era dividido em nove blocos exibidos de segunda-feira a sexta-feira; e em sete blocos, aos sábados, de acordo com a Memória Globo.

Xou da Xuxa tinha direção de Paulo Netto, redação e criação de Wilson Rocha, produção executiva de Marlene Mattos e direção de produção de Marcelo Paranhos. Um ano após a estreia, a direção-geral passou a ser de Marlene Mattos, que esteve à frente do programa até o final, encerrando seu ciclo no dia 31 de dezembro de 1992.

Além das três décadas do matinal apresentado pela moça que ficaria conhecida como a “Rainha dos Baixinhos”, também se lembra nesta quinta-feira (30) os trinta anos do disco homônimo do programa: o Xou da Xuxa, lançado no mesmo dia da estreia da atração pela gravadora Som Livre, pegando carona em algumas obras que a artista lançou em sua estadia na Manchete.

A diferença é que Xou da Xuxa ajudou a catapultar a carreira da loira como cantora, que mesmo sem saber cantar direito, vendeu a impressionante marca para a época de 2,5 milhões de discos.

Lançada inicialmente com 10 faixas, é neste disco que estão os clássicos Doce Mel (Bom Estar Com Você), Amiguinha Xuxa, She-Ra (em homenagem ao desenho exibido no programa) e a inesquecível Quem Qué Pão, que despertava a fome de qualquer telespectador quando Xuxa mostrava um enorme banquete de café da manhã. Uma nova edição foi lançada em 1995, adicionando as faixas Parabéns da Xuxa e Papai Noel dos Baixinhos.

Últimas notícias