Globo exibe primeiro capítulo de Velho Chico sem Domingos Montagner

Recurso de câmera foi a opção adotada pela equipe da novela para manter o personagem Santo na trama

Caiuá Franco/Globo/Divulgação
Recurso de câmera foi a opção adotada pela equipe da novela para manter o personagem Santo na trama - FOTO: Caiuá Franco/Globo/Divulgação

O episódio da novela Velho Chico (Globo) desta segunda-feira (26/9) é o primeiro com cenas nas quais foi usado um recurso de câmera para manter o personagem Santo presente na história, mesmo após a morte do ator Domingos Montagner. A estratégia foi a maneira encontrada pela direção para dar continuidade à história do personagem e prestar uma homenagem ao ator.

Com o uso da câmera subjetiva, o público entrou na sala de jantar das famílias Rosa-dos Anjos, como se estivesse vendo a reunião dos personagens pelos olhos de Santo. Gravações da voz de Domingos Montagner foram usadas em alguns breves momentos, como quando ele é recepcionado pelo irmão, Bento (Irandhir Santos), na porta de casa ou quando descobre que será avô com o anúncio da gravidez de Olívia (Giullia Buscacio).

Parte do público estranhou a escolha, mas muitas pessoas disseram que estavam emocionadas com o resultado. Entre as publicações nas redes sociais, havia comentários sobre a beleza das cenas, ainda que considerando a tristeza do momento, e pessoas citando a emoção que era vísivel no rosto dos atores.

Mais tarde, o recurso da câmera e do uso de gravações da voz de Domingos Montagner foi retomado na cena em que Bento ajuda Santo a terminar de se arrumar para o casamento de Olívia com Miguel (Gabriel Leone). O olhar de Irandhir Santos falou tanto quanto seu personagem. Em seguida, foi como se o personagem encontrasse a filha no outro quarto para levá-la à cerimônia. Na chegada deles ao local onde seria realizado o casamento, os atores olhavam diretamente para a câmera. Olívia e Miguel deixaram o altar com o rapaz cantando Dia Branco.

ÚLTIMAS CENAS

As últimas cenas gravadas por Domingos Montagner para a novela Velho Chico foram exibidas no capítulo do sábado (24/9). Santo, Maria Tereza (Camila Pitanga) e Miguel tiveram uma significativa conversa nas terras herdadas pelo rapaz. Especialmente nas falas de Santo, havia muita ênfase em um discurso sobre a relação do homem com a terra, a necessidade de respeitá-la. Este tema, assim como as relações entre as pessoas e as gerações familiares, também apareceram em outra sequência forte de Domingos Montagner exibida nos últimos dias: A que correspondia ao reencontro de Santo com Afrânio (Antônio Fagundes).

 

 

Últimas notícias