Doc 'Capital do Brega' declara seu amor ao ritmo recifense

Gênero musical se torna protagonista de documentário do canal GloboNews neste sábado (10)

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Gênero musical se torna protagonista de documentário do canal GloboNews neste sábado (10) - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

De um ritmo periférico para Expressão Cultural de Pernambuco reconhecida em lei, o brega se torna protagonista de um documentário inédito do canal fechado GloboNews neste sábado (10), às 15h30 (horário do Recife) intitulado Capital do Brega. A jornalista e conterrânea Wanessa Andrade idealizou o programa e produziu o trabalho durante dois meses. O resultado foi apresentado em uma pré-estreia para convidados na tarde desta sexta-feira (9), na sede da Globo Nordeste, na Rua da Aurora, junto dos vários personagens da cena brega da capital que tem voz e vez na atração.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por GloboNews (@globonews) em

A cantora Michelle Melo, considerada a Rainha do Brega, não escondia a satisfação e a emoção com o documentário. “Para o brega é mais uma vitória. Porque esse documentário, em especial, mostra a verdade do brega e a verdadeira face dele, que não é aquela face feia, vulgar, que não é chique. Ele mostra a raça dos bregueiros e a vontade de vencer e fazer diferente”, afirmou.

Com aproximadamente uma hora de duração, Capital do Brega traz uma rápida imersão no ritmo mostrando sua ascensão no Recife. No primeiro momento, traz uma longa e merecida exaltação ao Rei, Reginaldo Rossi. Em seguida, a chegada da voz feminina no gênero musical, marcada pela extinta Banda Calypso e a ênfase no trabalho de Michelle Melo. Num terceiro momento, o documentário vai nas periferias conversar com a nova geração do movimento através dos cantores de bregafunk como MC’s Troinha, Elvis e MC Loma e as Gêmeas Lacração.

Permeado por vários depoimentos, o programa ainda mostra as vertentes do “brega universitário” e dá voz para quem faz o ritmo acontecer nos bastidores: empresários, divulgadores, diretores de videoclipe, figurinistas, produtores musicais e até quem fatura uma grana popularizando as gírias e o universo brega em camisas. Costurando todo esse universo, o professor e pesquisador do ritmo na UFPE Thiago Soares pontua com as intervenções teóricas sobre o gênero.

Ao mostrar a “realeza” do brega pernambucano, um dos blocos traz a história do Príncipe do Calypso, Kelvis Duran. “Esse documentário é muito importante porque o brega é um movimento fortíssimo. E Recife vive o brega. É o ritmo que predomina na nossa capital. E queremos esse ritmo saia, ultrapasse fronteiras, não só estaduais, mas internacionais também”, diz o dono do hit Estando Com Ela, Pensando em Ti.

Representando a nova geração, MC Troinha também reconheceu a representatividade do programa. “Capital do Brega é algo muito importante para nós. A gente trabalhou muito para chegar até aqui. E acredito que esse documentário vai fortalecer ainda mais a cena do bregafunk, que segue em alta”, reforçou o jovem.

REAÇÕES

Após apresentar o documentário, a repórter Wanessa Andrade expressou a felicidade com o projeto: “É uma sensação de felicidade, de recompensa. Mas eu fico feliz com o retorno dos artistas, entrevistados, de se sentirem representados ao dizerem, de fato, que ‘minha alma tá ali’. Captar e transmitir isso foi o mais emocionante”.

Diretamente do Rio de Janeiro, a editora Renata Baldi também descobriu um mundo novo trabalhando no documentário. “Eu realmente sou uma debutante no brega. Realmente, conhecer de fato, era só Reginaldo Rossi mesmo. E vi um mundo novo, lindo, maravilhoso, glamouroso, cheio de reis, rainhas, príncipes e princesas”, revelou.

Bastante emocionada ao fim da pré-estreia, Wanessa entregou um segredo de bastidor antes da exibição. “A nossa Chefe de Redação disse que Capital do Brega era uma declaração de amor ao Recife. E eu acho que é mesmo”, concluiu.

Após a exibição na GloboNews, o documentário será veiculado na Globo Nordeste no dia 24 de novembro (sábado), às 14h.

Últimas notícias