COLETÂNEA

Sérgio C. Buarque lança livro de crônicas

"Delícia de arenga" reúne textos e artigos publciados na imprensa pernambucana aos longos dos úlimos anos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/02/2015 às 5:14
Leitura:

Quando todas as opiniões parecem se repetir sem se aprofundar, a controvérsia é fundamental. O economista e professor Sérgio C. Buarque começou a escrever artigos para jornais justamente por isso: para discordar de ideias prontas e aprofundar debates. Mais de dez anos depois de começar a publicar esporadicamente no Jornal do Commercio, ele lança o volume Delícia de arenga: uma coletânea de provocações (Autografia), com uma reunião desse material, disponível para aquisição na Livraria Jaqueira e na Livraria da Praça de Casa Forte.

O título é sugestivo: as “arengas” de Sérgio buscam falar de debates econômicos, dos impasses e gargalos da nossa política e até comentar as práticas culturais da atualidade. “Comecei a publicar depois de mandar um artigo para Ivanildo Sampaio (diretor de Redação do JC) e ele me pediu mais. Fiquei colaborando sistematicamente”, explica o autor.

Sérgio, no entanto, nunca definiu uma periodicidade de publicação. “Eu só escrevo quando tenho algo a dizer, quando algum assunto me move. São cerca de dez por ano”, define. “Não me acho um intelectual, mas acho importante criticar o que é tido como lugar-comum. Temos que colocar perguntas no debate público.”

Delícia de arenga surgiu da cobrança de amigos, que queriam ver os artigos transformados em livro. “O que eu fiz foi agrupar o que publiquei em blocos temáticos”, aponta o autor. O volume é dividido em seis partes: fala em crítica política; economia e política econômica; Estado, mercado e regulação; políticas públicas e desenvolvimento; ideologia e cultura; e, por fim, em reflexões e especulações. “A ordem é cronológica, dentro desses assuntos, para mostrar a evolução dos debates também”. afirma.

O título está em livrarias, mas não vai ter lançamento. “Acho que é uma sacanagem com os amigos. Eles se sentem obrigados a comprar”, comenta. Os exemplares são vendidos por R$ 40.

Últimas notícias