ROMANCE

Duas autoras pernambucanas entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura

As escritoras Micheliny Verunschk e Débora Ferraz concorrem à honraria como estrantes na categoria de romance

Diogo Guedes
Cadastrado por
Diogo Guedes
Publicado em 14/10/2015 às 5:00
Bruno Vinelli/Divulgação
As escritoras Micheliny Verunschk e Débora Ferraz concorrem à honraria como estrantes na categoria de romance - FOTO: Bruno Vinelli/Divulgação
Leitura:

Diogo Guedes
[email protected]
Uma das principais honrarias literárias brasileiras, o Prêmio São Paulo de Literatura, anunciou hoje, no Diário Oficial de São Paulo, os finalistas da sua edição de 2015. Responsável por escolher os melhores romances publicado no ano anterior, o concurso traz obras de duas autoras pernambucanas na lista: Nossa Teresa – Vida e Morte de uma Santa Suicida (Patuá), de Micheliny Verunschk, e Enquanto Deus Não Está Olhando (Record), de Débora Ferraz.

Micheliny concorre na categoria de romance de estreia de autores de mais de 40 anos; Débora é uma das estreantes com menos de 40. O vencedor de cada um dos prêmios leva R$ 100 mil, mas quem ganhar a categoria principal, que elege o Livro do Ano, fica com R$ 200 mil. Na lista, estão obras de Chico Buarque (O Irmão Alemão), Cristovão Tezza (O Professor), Alberto Mussa (A Primeira História do Mundo), Silviano Santiago (Mil Rosas Roubadas) e Heloisa Seixas (O Oitavo Selo).

Poeta já conhecida – foi finalista do antigo Prêmio Portugal Telecom, em 2004, com a sua estreia, o livro de versos Geografia Íntima do Deserto, – Micheliny concorre no Prêmio São Paulo com o romance sobre uma personagem santificada fora dos cânones do cristianismo. Através de um narrador irônico, mergulha na tragédia da vida de Teresa e nos efeitos da sua morte e canonização espontânea sobre toda a cidade, com consequência até nas altas cúpulas católicas. Ao mesmo tempo, Nossa Teresa é uma narrativa que também problematiza, com delicadeza e força, o tabu da religião com o tema do suicídio.

Na sua primeira história longa, a pernambucana Débora mostra uma jovem aspirante à artista plástica, assombrada pelo desaparecimento do pai. Enquanto Deus Não Está Olhando é construído, assim, em torno de memórias e tentativas de seguir em frente. Antes mesmo de ser publicado, já foi reconhecido por honrarias: foi escolhido pelo Prêmio Sesc, voltado para inéditos, para ser editado pela Record. Atualmente, Débora faz doutorado em Escrita Criativa, em Porto Alegre.

Além das duas autoras, outro três nomes do Nordeste estão entre os finalistas: o potiguar Estevão Azevedo, autor de Tempo de Espalhar Pedras (Cosac Naify), e a cearense Socorro Aciolli, de A Cabeça do Santo (Companhia das Letras), ambos disputando o título de Livro do Ano. O carioca radicado em Sergipe André Viana, concorre na categoria de estreia de autor com menos de 40 anos com o romance O Doente (Cosac Naify).

Em edições anteriores, Pernambuco já foi o vencedor do Prêmio São Paulo em duas ocasiões: em 2009, com o livro Galileia, do cearense radicado no Recife Ronaldo Correia de Brito; no ano seguinte, o escritor Raimundo Carrero teve seu Minha Alma é Irmã de Deus também agraciado com o prêmio de Livro do Ano.

Confira a lista de finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2015:

MELHOR LIVRO DE ROMANCE DO ANO 2014

Alberto Mussa – A primeira história do mundo (Record)
Antônio Xerxenesky – F (Rocco)
Chico Buarque – O irmão alemão (Companhia das Letras)
Cristovão Tezza – O professor (Record)
Estevão Azevedo – Tempo de espalhar pedras (Cosas Naify)
Evandro Affonso Ferreira – Os piores dias da minha vida foram todos (Record)
Heloisa Seixas – O oitavo selo (Cosac Naify)
João Anzanello Carrascoza – Caderno de um ausente (Cosac Naify)
Silviano Santiago – Mil rosas roubadas (Companhia das Letras)
Socorro Acioli – A cabeça de santo (Companhia das Letras)

MELHOR LIVRO DO ANO DE ROMANCE – AUTOR ESTREANTE

+ 40 ANOS
Eliana Cardoso – Bonecas Russas - (Companhia das Letras)
Elisa Lucinda – O cavaleiro do nada, Fernando Pessoa (Record)
Heliete Vaisman – O cisne e o aviador (Rocco)
Micheliny Verunschk – Nossa Teresa- Vida e morte de uma santa suicida (Patuá)
Míriam Leitão – Tempos Extremos (Intrínseca)
Rodrigo Garcia Lopes – O Trovador (Record)
Vanessa Maranha – Contagem Regressiva (Selo Off Flip)

ATÉ 40 ANOS
André Viana – O doente (Cosac Naify)
Caio Yurgel – Samba em mim (Saraiva | Benvirá)
Débora Ferraz – Enquanto Deus não está olhando (Record)
Mariana Portella - O outro da sombra (Rocco)

Últimas notícias