PRÊMIO

Chuck Berry e Peter Sellars vencem o Polar Music Prize 2014

A lenda do rock e o diretor teatral vanguardistas vão ganhar R$ 340 mil, cada, das mãos do rei da Suécia

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/05/2014 às 12:34
Leitura:

ESTOCOLMO - A lenda do rock Chuck Berry e o diretor de teatro Peter Sellars, ambos americanos, venceram o prêmio sueco Polar Music Prize.  "Chuck Berry foi o pioneiro do rock'n'roll, que fez da guitarra elétrica o instrumento-chave do rock", anunciou o júri. 

"Cada riff e cada solo interpretado por guitarristas de rock nos últimos 60 anos contêm um DNA que encontramos em Chuck Berry", destaca. 

Aos 87 anos, o cantor, compositor e guitarrista influenciou os maiores grupos de pop e rock dos anos 60, dos Beatles aos Beach Boys, passando pelos Rolling Stones. Johnnie B. Goode, Sweet little sixteen, Roll over Beethoven e School days estão entre seus clássicos. 

Sobre Peter Sellars, o júri afirma que é "a encarnação viva de tudo o que representa o Polar Music Prize", "dando destaque à musica e apresentando em um novo contexto". 

Aos 56 anos, o diretor teatral é famoso por suas interpretações vanguardistas e provocadora dos grandes clássicos. "Sellars levou Mozart ao luxo da Trump Tower (arranha-céus de 58 andares em Nova Iorque) e ao tráfico de drogas da parte latina do Harlem, fez uma ópera sobre a visita (do presidente americano Richard) Nixon a China e colocou música na obsessão de Kafka pela limpeza em casa", destaca o júri. 

Os vencedores recebem um milhão de coroas (340 mil reais) e o prêmio das mãos do rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, em uma cerimônia programada para o dia 26 de agosto em Estocolmo. 


Últimas notícias