Natura Musical

Almério é único pernambucano contemplado no Natura Musical 2016

Cantor caruaruense vence na categoria voto popular. Ele foi o único pernambucano entre os 31 vencedores

Mateus Araújo
Cadastrado por
Mateus Araújo
Publicado em 04/12/2015 às 0:16
Divulgação
Cantor caruaruense vence na categoria voto popular. Ele foi o único pernambucano entre os 31 vencedores - FOTO: Divulgação
Leitura:

SÃO PAULO - O cantor Almério é o único pernambucano entre os 31 artistas contemplados com o edital Nacional Natura Musical de 2016. O resultado foi anunciado na tarde dessa quinta-feira (3) no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. 

Nascido em Altinho, no Agreste do Estado, Almério é uma das revelações da música de Pernambuco. O cantor foi vencedor do Natura Musical na categoria Voto Popular junto com a banda sergipana CouttoOrchestra. Os dois nomes foram escolhidos entre cinco projetos indicados pelos especialistas, previamente selecionados entre 252 inscritos. 

A comissão responsável pela indicação dos cinco nomes contou com a participação de Zuza Homem de Mello, crítico musical; Zé Pedro, DJ e pesquisador; Titane, cantora; Rafael Rocha, jornalista; Luciano Mattos, produtor e radialista; e Edvaldo Souza, pesquisador e jornalista.

“Eu ainda estou processando a informação da vitória. Porque a gente vive uma batalha tão imensa de sonhos que muitas vezes se perdem pelo caminho. E de repente o portal se abre e a gente fica extasiado com a possibilidade”, disse o cantor ao JC. 

O projeto aprovado por Almério é para a gravação do seu segundo CD, Desempena, com direção musical de Juliano Holanda, e o show de lançamento no Teatro de Santa Isabel, no Recife, no dia 3 de junho. “É um disco com músicas autorais e alguns trabalhos de compositores que dialogam com minha música. Tem composição de Juliano Holanda e de Isabela Morais, além de surpresas. É um disco que fala do lado positivo da vida.”

Há 12 anos na carreira de músico, Almério conta que lutou bastante para conseguir espaço na cena musical. Para gravar seu primeiro disco, Almério, o cantor passou dois anos se apresentando em bares de Caruaru e do Recife e se apresentando em peças teatrais para juntar dinheiro e bancar a produção independente. “Foi esse disco que me levou a ser conhecido”, lembra ele, dono de uma voz doce, timbre leve e verbe perfomática. 

UMA DÉCADA

Em 2015, o Natural Musical completou dez anos de criação. “A gente começou com um programa de fomentar a cultura brasileira a longo prazo. Hoje já são 100 CDs patrocinados, mil projetos contemplados e R$ 100 milhões investidos”, destaca a gerente de marketing da Natura, Fernanda Paiva. Sendo um dos principais editais de incentivo à cultura no Brasil, para a edição de 2016, o certame recebeu a inscrição de 1.742 projetos que resultaram na seleção de 31. "Ficamos muito felizes por ver a diversidade de estilos e forma de expressão dessa música brasileira", afirma Fernanda.

Na principal categoria do prêmio, a Nacional, há potentes projetos contemplados. Foram seis no total, inlcuindo Almério e CouttoOrchestra. Um dos grandes destques, entretanto, é o projeto inédito de Luis Melodia, com repertório dedicado exclusivamente à Jovem Guarda. Ele gravará o disco Música Romance, e fará turnê no Rio de Janeiro, em São Paulo e Salvador.  

Entres os contemplados ainda estão o livro de 40 anos do Movimento BlackRio, com textos dos jornalistas Leo Feijó, Felipe Gaones, Zé Otávio Sebadelhe e do músico William Magalhães. 

Tendo como uma das fortes características a aposta na cena alternativa, o edital também selecionou dois trabalhos de fora do eixo Rio-São Paulo. No Amapá tem Patrícia Bastos, vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2014, que vai gravar o disco Batom Bacaba, com ritmos do Amazonas. E da Paraíba, uma grande felicidade é a cantora Cátia de França, que depois de nove anos sem gravar volta aos estúdios para lançar novo disco e fazer turnês de shows. 

Um dos integrantes da comissão julgadora do edital, o crítico de música Zuza Homem de Melo vibra com a possibilidade do Natura Musical poder unir novos novos a veteranos nomes dando espaço para os artistas brasileiros que nem sempre têm visibilidade na cena cultural do País. “Essas pessoas não estão na mídia”, diz Zuza. 

>> O reportér viajou a convite do Natura Musical.

Últimas notícias