Religioso

Diante do Trono traz gospel acústico em 'Imersão'

Grupo mineiro, referência no gênero, lança disco somente de canções espontâneos

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 12/12/2016 às 11:25
Foto: YouTube/Reprodução
Grupo mineiro, referência no gênero, lança disco somente de canções espontâneos - FOTO: Foto: YouTube/Reprodução
Leitura:

Prestes a completar 19 anos, o Ministério de Louvor Diante do Trono continua sendo uma das grandes referências da música gospel no País. O grupo de Belo Horizonte (MG), liderado pela pastora Ana Paula Valadão Bessa, acostumado a promover grandes ajuntamentos em apresentações e gravações de seus CDs e DVDs, resolveu mergulhar numa atmosfera mais íntima, sem plateia e acústica, para gravar o disco Imersão (OniMusic, 2016), disponível nas lojas físicas e plataformas digitais.

O diferencial deste álbum, inclusive no gênero cristão, é o fato de ser composto apenas por cânticos espontâneos, ou seja, que surgem durante os momentos de adoração – algo que o grupo já incluía em seus álbuns desde Exaltado (1999), e logo se tornou uma das suas marcas.

Gravado no início de outubro na Igreja Fellowship, em Dallas (EUA), Imersão surge para levar ao público um conteúdo livre de fórmulas prontas, sem canções pré-produzidas ou ensaiadas. Uma proposta que soa arriscada, a princípio, mas que funciona pelo know-how do Diante do Trono em conduzir esse tipo de pregação.

O álbum foi dividido em 21 faixas, chamadas por Ana Paula de “momentos”. Vem Senhor, a canção que abre o disco, ilustra bem o mergulhar do grupo em meio ao desconhecido: “Me faltam palavras / Mas ouve o meu coração”, canta a líder. Nas letras que foram construídas, há muitas repetições de frases, o que pode ser normal por se tratar de canções que estão nascendo naquele momento.

Nos arranjos musicais, percebe-se uma estrutura melódica linear até a faixa 15, que cresce, acelera e diminui o ritmo ao longo dos cânticos. Um exemplo é a intensidade de Esperança e, em seguida, a calma de Sou a Tua Paz. Na música anterior, inclusive, Ana Paula cita um trecho da Bíblia que esteve presente na parte espontânea de Preciso de Ti, o maior sucesso do Diante do Trono até hoje.

Começa a Brilhar, escolhida como o primeiro single do projeto, merece destaque, como se as faixas anteriores a ela fossem uma boa sala de espera. A partir de Sopro, porém, a estrutura melódica se modifica, e se mantém até o fim do disco. A participação do cantor Fred Arrais nos vocais, principalmente em Tudo É Possível ao Que Crê, se destaca positivamente.

Por se tratar de algo inédito na música gospel brasileira, Imersão cumpre o objetivo e se revela um disco mais intenso de adoração, abrindo portas no gênero para um estilo mais poético e arriscado, mas tão tocante quanto.

Ouça a faixa Começa a Brilhar, do CD Imersão:

 

Últimas notícias