ERUDITO

Etapa final do Virtuosi tem concertos gratuitos no Santa Isabel neste fim de semana

Série Vicentti Fittipaldi terá atrações internacionais

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/12/2016 às 10:38
Foto: CarolineBittencourt/ Divulgação
Série Vicentti Fittipaldi terá atrações internacionais - FOTO: Foto: CarolineBittencourt/ Divulgação
Leitura:

Depois de passar pela Bomba do Hemetério, pelo Convento de São Franscico e a Ordem Terceira de São Francisco, o festival Virtuosi chega a sua etapa final, no Teatro de Santa Isabel. A série Vicentti Fittipaldi se inicia hoje com a apresentação da pianista russa/alemã Kristina Miller-Koeckert, às 20h. 

Natural de Moscou, Kristina Miller-Koeckert aos seis anos foi convidada para estudar na escolar especial de música para crianças talentosas de São Petersburgo. Desde os 12 anos se apresenta pela Europa, Estados Unidos e Oceania. Foi solista com orquestra aos 8 anos e hoje é mestre em música. No XIX Virtuosi, apresentará algumas peças do compositor russo Sergei Rachmaninov.

Amanhã, também às 20h, é a vez do pianista filipino Victor Asuncion subir ao palco do festival. Ele já conhecido do público pernambuco. Apresentou-se no Virtuosi de Gravatá em 2014 e, em 2007, também no Virtuosi, fez a primeira audição mundial da peça Maracatu (do IV Ciclo Nordestino) do compositor Marlos Nobre.

Victor iniciou sua carreira profissional aos 18 anos com a Manila Chamber Orchestra e seu primeiro recital em Nova York em 1999. Focado na música de câmara, Victor tem colaborado com artistas como Lynn Harrell, Cho-Liang Lin, Andres Diaz, Emerson String Quartet entre outros. Nesta passagem pelo Recife, vai executar uma série de peças clássicas do romantismo.

O festival se despede de Pernambuco com os dinamarqueses do Trio con Brio Copenhagen, que aporta pela primera vez na America Latina. O grupo divulga o álbum Tchaikovsky - Smetana Piano Trios, lançado em dezembro do ano passado.

TOUR

Pela segunda vez, o Virtuosi, com incentivo do BNDES e do Funcultura, realiza, de 16 a 19 de dezembro, uma turnê por três países. Os concertos ocorrem em Montevidéu, Buenos Aires e Santiago do Chile.

O programa da turnê é formada por obras de Vivaldi tendo como solista o flautista Horácio Massone (Argentina); obras de Paganini com o solista Rafael Altino; Saint-Saens e Sarasate com a solista Clara-Jumi Kang e peças de Marlos Nobre e Grieg com a Orquestra Virtuosi. No Chile será solista também o violoncelista Leonardo Altino.

Últimas notícias