luto

Um dos pais do rock n' roll, Chuck Berry morre aos 90 anos

Comunicado foi feito pela polícia do do Condado de St. Charles, no Missouri, EUA

RAFAEL CARVALHEIRA
Cadastrado por
RAFAEL CARVALHEIRA
Publicado em 18/03/2017 às 19:54
Reprodução do Facebook Oficial de Chuck Berry
Comunicado foi feito pela polícia do do Condado de St. Charles, no Missouri, EUA - FOTO: Reprodução do Facebook Oficial de Chuck Berry
Leitura:

O rock está órfão mais uma vez. Aos 90 anos, o cantor, compositor e guitarrtista  Chuck Berry morreu, em sua casa no condado de St. Charles, no Missouri, Estados Unidos. A causa da morte ainda não foi revelada, segundo a polícia local. A família do músico pediu “privacidade durante esse momento de perda”.

"O Departamento de Polícia do Condado de St. Charles confirma com tristeza a morte de Charles Edward Anderson Berry pai, mais conhecido como o músico lendário Chuck Berry," disse o departamento no Facebook.

Berry é um dos pais do rock. Em 1956, com de Maybellene, ele revolucionou a música popular americana. Este foi o mesmo ano que o outro pai do rock, Little Richards, lançou Tutti Frutti

Ao completar 90 anos, em outubro do ano passado, Chuck Berry anunciou que “iria pendurar as chuteiras” ao anunciar o lançamento de  seu último disco neste ano – o primeiro desde Rock It, de 1979.

Chuck Berry (nascido Charles Edward Anderson Berry, em 18 de outubro de 1926, St. Louis, Missouri) pegou a estrada inversa à de Elvis para chegar ao rock n roll. O branco Elvis miscigenou o country com o blues, enquanto Chuck Berry mesclou o blues com o country and western. Elvis tinha uma grande voz, mas não se sabe que direção teria seguido não fossem Sam Phillips, da gravaram Sun, os músicos com quem gravou no início, o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black, que definiram o que se convencionou chamar de rock­a­billy.

São as duas canções que verdadeiramente marcam o início do rock n roll, como uma renovação na música popular americana, e por conseguinte, mundial. O legado de Chuck Berry e Little Richard não se limitou, obviamente, a esses sucessos. Eles foram o início de uma série de hits, extremamente influentes que se estenderam até o final dos anos 1950. As duas compilação que saem agora dão um apanhado da música de ambos. A de Chuck Berry foi lançada quase toda pela Chess Records, de Chicago, a de Little Richards, por duas gravadoras, a Specialty, de Los Angeles, e a Vee­Jay, de Gary, Indiana.

NOVO DISCO DE CHUCK BERRY

A celebração do aniversário de 90 anos veio com a notícia de que o novo disco do guitarrista, chamado apenas de Chuck, chegará às lojas em 2017 por meio da gravadora Dualtone Records. 

O material inédito criado, gravado e produzido pelo guitarrista, será o primeiro lançado por ele em 39 anos quando estiver disponível nas prateleiras.

Em um comunicado, Berry dedicou Chuck a esposa dele, Themetta Berry, de 68 anos. "Esse álbum é para minha amada Toddy", disse Berry, de acordo com o site da revista Rolling Stone norte-americana. "Minha querida, estou ficando velho. Trabalhei nesse disco há muito tempo. Agora, posso pendurar as chuteiras."

 

Últimas notícias