DISCO NOVO

A nova órbita da Plutão Já Foi Planeta

Saudade é o tema central de 'A Última Palavra Feche a Porta', segundo álbum da banda potiguar

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 04/04/2017 às 10:06
Foto: Diego Marcel/Divulgação
Saudade é o tema central de 'A Última Palavra Feche a Porta', segundo álbum da banda potiguar - FOTO: Foto: Diego Marcel/Divulgação
Leitura:

A Última Palavra Feche Porta, segundo álbum da potiguar Plutão Já Foi Planeta, circula há uma semana em plataformas de audição online. Lançado pelo Slap, selo da Som Livre, o disco continua o bom trabalho do primogênito Daqui Pra Lá (2014). É um indie–pop–folk bem amarrado, com construção de versos que lembram colegas contemporâneos, tendo o plus de boas vozes e instrumentais.

Divididas entre Natália Noronha, Vitória de Santi, Sapulha Campos, Gustavo Arruda e Khalil Oliveira, as letras falam todas, despretensiosamente, segundo eles, sobre a falta do outro, tanto que o 30 de janeiro, data em que se comemora o Dia da Saudade, esteve entre as opções de nome para o registro.

Boa parte das dez faixas foi antecipada durante a participação no reality SuperStar, da Rede Globo, do qual saíram vice-campeões. Estão entre elas Alto Mar, Mesa 16, Post It e O Ficar e O Ir da Gente, que passeou por outras várias versões, uma delas sem refrão, até chegar na gravação em estúdio com sintetizadores bem marcados nas primeiras estrofes. Fora estes, somaram-se à tríade sonora principal sanfona, flauta–doce, percussões e harpa, tocada pelo músico Ari Noronha, pai da vocalista Natália, em Anna.

A voz suave – mas sem cair no clichê da doçura forçada – de Natália, faz parceria com a grave de Liniker em Insone. Já Maria Gadú foi a convidada para cantar a calma e melancólica Duas. Junto a Quem Sou?, as duas compõem uma tríade que quebra o ritmo das faixas anteriores já na segunda metade do álbum.

Gravado no estúdio DoSol, em Natal, sob produção de Gustavo Ruiz, o disco é menos enérgico que a estreia, sem deixar lacunas significativas de qualidade em relação a ele. “É o trabalho que melhor sintetizou nosso som. Somos os mesmos, só que mais maduros”, comentou Natália Noronha em entrevista ao JC, em julho passado, dias após o término das gravações.

O primeiro show de A Última Palavra Feche Porta aconteceu no último domingo, em Sorocaba (SP). Os próximos serão em São Caetano do Sul (SP), dia 15/4, e em Boa Vista (RR), em 22/4. A versão física do álbum pode ser comprada pelo site oficial da Som Livre (somlivre.com).

OUÇA A ÚLTIMA PALAVRA FECHE A PORTA:

Últimas notícias