Projeto

Chitãozinho & Xororó destacam vozes femininas no 'Elas em Evidências'

Em novo CD e DVD, dupla divide seu palco com uma seleção de grandes mulheres da música brasileira

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 19/12/2017 às 5:00
Foto: Universal Music/Divulgação
Em novo CD e DVD, dupla divide seu palco com uma seleção de grandes mulheres da música brasileira - FOTO: Foto: Universal Music/Divulgação
Leitura:

Ícone da música sertaneja com 47 anos de carreira, a dupla Chitãozinho & Xororó está revisitando a carreira dando novas roupagens a grandes hits na turnê Evidências. A simbologia do show é tão forte por si só que, ao registrar em CD e DVD, decidiram abrir o espetáculo para um exército de cantoras talentosas da música brasileira, nascendo assim o projeto Elas em Evidências (Universal Music, 2017).

Simone & Simaria, Maiara e Maraisa, Anavitória, Ana Clara, Tânia Mara, Marília Mendonça, Bruna Viola, Kell Smith, Alcione e Paula Fernandes emprestam suas vozes como parte das 27 canções que compõem o novo trabalho, também disponível nas plataformas digitais.

Gravado ao vivo no Rio de Janeiro em outubro deste ano, o título do disco deixa claro – além de remeter ao show que já está na estrada – que a dupla está ciente da ascensão do chamado “feminejo”, mas para Chitãozinho, que conversou com o Jornal do Commercio por telefone, o projeto tem outras intenções.

“É mais em função de homenagear essas mulheres. É nítido que existia um vazio delas no nosso gênero em destaque. E hoje temos tantas cantoras boas! Isso deu um colorido especial. Em março lançamos a turnê Evidências, e foi mais fácil fazer esse registro porque o show já estava pronto. A diferença está nas grandes parcerias que trouxemos para esse projeto, que não tem mulheres apenas do sertanejo”, reforça.

Na parte de novidades fora do gênero caipira, estão nomes como Anavitória, Ana Clara, Kell Smith e Alcione. “Temos respeito e admiração pelo trabalho delas. Anavitória e Kell, por exemplo, estão fazendo diferença na MPB e também na internet. Quando elas foram convidadas, simplesmente não acreditaram. Também abrimos espaço para Ana Clara, que estamos lançando porque acreditamos muito nela. E Alcione é a concretização de algo que sempre quisemos fazer. Ficamos emocionados o tempo todo. Foi uma noite especial!”, relembra Chitãozinho.

Um diferencial de Elas em Evidências é que algumas artistas cantam mais de uma faixa, não se resumindo a um simples featuring. É o caso de Paula Fernandes (Sinônimos e Brincar de Ser Feliz), Simone & Simaria (Eu Menti e Alô), Maiara & Maraísa (Nuvem de Lágrimas e 60 Dias Apaixonado) e Marília Mendonça (Página de Amigos e a inédita Foi Só Um Caso). “Isso é um costume que trouxemos da televisão. A gente gosta quando o artista entra cantando uma, conversa e sai cantando outra. Fica mais descontraído e o público aproveita mais a presença das convidadas”, explica o sertanejo.

EVIDÊNCIAS

Das músicas mais clássicas como Fio de Cabelo, No Rancho Fundo, Falando às Paredes, Galopeira, Se Deus Me Ouvisse, A Majestade, o Sábiá, à inédita João e Maria, com releituras ousadas de Chovendo Na Roseira, Como Nossos Pais e até o atual hit da web Era Uma Vez, o ápice mesmo é quando Chitãozinho & Xororó reúne todas no palco para cantar a faixa-título do show.

Evidências tem 28 anos desde a primeira gravação. Tanto os compositores foram felizes em escrever, e nós fomos felizes em gravar. Ela não é uma música fácil, tem diversas nuances, é forte. Com a internet, ela atravessou gerações. É o nosso maior sucesso depois de Fio de Cabelo e devemos muito a ela”, reconhece Chitão.

Há muito tempo sem pisar no Recife, Chitãozinho garantiu que a dupla quer trazer a turnê Evidências para o Nordeste em 2018. Até lá, conferir toda a emoção e potência deste show, através deste CD e DVD, talvez seja uma boa sala de espera.

Últimas notícias