Show

Quinteto Violado canta o amigo e parceiro Dominguinhos

Grupo lança neste sábado disco dedicado ao repertório do sanfoneiro

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 29/05/2015 às 8:47
foto: divulgação
Grupo lança neste sábado disco dedicado ao repertório do sanfoneiro - FOTO: foto: divulgação
Leitura:

Os caminhos de Dominguinhos e do Quinteto Violado se cruzaram em 1972, quando o sanfoneiro foi descoberto pelos tropicalistas, tocando na banda de Gonzagão, no show Luiz Gonzaga volta pra curtir. O Quinteto, por sua vez, tinha gravado o primeiro disco, pela Phillips, e estava estourado no Brasil. No ano seguinte, o QV, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Gonzaguinha tocavam no Circuito Universitário, projeto que levava a MPB para as universidades. Forjaram nessas viagens uma amizade que durou décadas. Agora o grupo musical vai ao mestre e, neste sábado, apresenta o show Quinteto Violado canta Dominguinhos, no Teatro RioMar, a partir das 21h, com participações de Liv Moraes, Nádia Maia, Maciel Melo e Santanna, e Cezzinha.

A turnê Quinteto Violado canta Dominguinhos tem patrocínio dos Correios. O espetáculo já foi apresentado em São Luiz (MA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE) e hoje chega a Maceió (AL). Serão 11 cidades no total, incluindo o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. "O projeto do disco vem desde 2012, quando tivemos uma conversa com Dominguinhos. É uma homenagem a um músico que sempre esteve com o Quinteto, desde o começo. Ele e Toinho, nascidos em Garanhuns, foram parceiros em Sete meninas, uma música que chegou a ser gravada por Jackson do Pandeiro." Quem tece os comentários é o tecladista Dudu Alves.

Quinteto Violado canta Dominguinhos dá continuidade à série dedicada a repertório de artistas que o grupo admira. Até aqui eles tinham homenageado Geraldo Vandré, Zé Marcolino, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Não somente artistas que admiram, mas com os quais têm afinidade. Com Vandré, por exemplo, Marcelo Melo, o violeiro e principal cantor do Quinteto, gravou, em Paris, no álbum Nas terra do Benvirá, o último disco do compositor paraibano. Luiz Gonzaga e o grupo, além de turnês, fizeram juntos a Missa do Vaqueiro.

O novo disco está repleto de participações especiais. Lenine, por exemplo, assumido fã do Quinteto Violado, está na bem conhecida De volta ao aconchego (Dominguinhos/Nando Cordel), enquanto Mônica Salmaso, uma das mais requintadas cantoras do País, participa em Retrato da vida, uma canção igualmente requintada, porém menos popular (parceria de Dominguinhos com Djavan).

O repertório equilibra­s-e entre os clássicos de Dominguinhos e algumas músicas que não tocaram no Também participam do disco Marina Elaly, a cantora potiguar, neta de Zé Dantas (em Gostoso demais), a paraibana Lucy Alves, revelação do forró no Nordeste, está faixa Só quero um xodó, e ainda Liv Morais, Santanna O Cantador e Maciel Melo. Cezzinha é destaque tanto no disco quanto no show.

Show Quinteto Violado canta Dominguinhos ­ amanhã, 21h. Teatro RioMar. Ingressos: R$ 20 (inteira) Informações: 4003­1212 

Últimas notícias