Luto

Morre, aos 98 anos, a atriz Eva Todor

Nascida na Hungria, ela veio com a família para o Brasil no fim da década de 20; artista morreu em decorrência de uma pneumonia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/12/2017 às 9:44
Foto: reprodução/TV Globo
Nascida na Hungria, ela veio com a família para o Brasil no fim da década de 20; artista morreu em decorrência de uma pneumonia - FOTO: Foto: reprodução/TV Globo
Leitura:

A atriz Eva Todor, de 98 anos, faleceu na manhã deste domingo (10), em casa, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma pneumonia, informaram amigos da artista ao jornal O Globo. Ainda não há informações sobre o velório.

Ela, que esteve doente durante o ano de 2017 e chegou a ser internada em março, sofria de mal de Parkinson. Seu último trabalho na TV foi na novela "Salve Jorge", da Rede Globo, em 2012. Em 2014, fez uma última aparição pública durante uma homenagem feita por amigos no Teatro Leblon, no Rio.

Carreira

Eva tinha mais de 80 anos de carreira, começando nos palcos através da dança. Ela, que nasceu na Hungria, chegou a integrar o balé da Ópera Real de Budapeste. Seu sobrenome de batismo é Fodor e, no período entre guerras na Europa, fugiu com a família para o Brasil, em 1929.

No País, continuou a dançar e começou também a atuar. A naturalização como brasileira aconteceu com o apoio de Getúlio Vargas, somente na década de 1940. Entre os trabalhos de destaque na TV, estão "Partido alto" (1984), "De corpo e alma" (1992) e "O cravo e a rosa" (2000). No cinema, ela estreou ao lado de Oscarito, em 1960, com "Os dois ladrões", de Carlos Manga. Foram cinco filmes no currículo, o último, "Meu nome não é Johnny", em 2008 .

Últimas notícias