FALTA DE PROVAS

MPPE arquiva investigação sobre suposta fraude em concurso do TJPE

Ministério Público de Pernambuco divulgou nota afirmando que não havia provas suficientes para dar prosseguimento ao caso

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/06/2018 às 15:46
Foto: Reprodução / TV Jornal
Ministério Público de Pernambuco divulgou nota afirmando que não havia provas suficientes para dar prosseguimento ao caso - FOTO: Foto: Reprodução / TV Jornal
Leitura:

A investigação sobre supostas fraudes no concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ocorrido em outubro de 2017, foi arquivada pelo Ministério Público de Estado (MPPE) nesta quarta-feira (6). O órgão divulgou uma nota afirmando que o arquivamento do caso se deu pela falta de provas anexadas ao processo por parte dos denunciantes. Cerca de 400 denúncias de irregularidades foram feitas à época do concurso. Uma petição, com cerca de sete mil assinaturas, pedindo a anulação do concurso chegou a ser feita.

O posicionamento do Ministério Público foi entregue ao presidente do TJPE às 10h da manhã desta quarta. Ao longo da investigação, o MPPE recebeu cerca de 50 manifestações para análise. Candidatos favoráveis e contrários à anulação do certame foram ouvidos. De acordo com o MPPE, das 50 manifestações, cerca de 80% eram repetidas. Além disso, nenhum dos candidatos se muniu das provas requeridas pelo órgão para dar continuidade ao caso.

Operação Gabarito

O MPPE também descartou a hipótese de influência de uma quadrilha especializada em fraudes de concursos no certame. O grupo criminoso foi alvo da Operação Gabarito, deflagrada na Paraíba em janeiro de 2018. Os três candidatos apontados como membros da quadrilha não obtiveram êxito no concurso do TJPE.

O órgão também desconsiderou a hipótese dos corretores identificarem os candidatos. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do concurso do TJPE, demonstrou o método de correção das provas e comprovou que as redações são corrigidas através de cópias digitalizadas dos textos e não dos originais.

Últimas notícias