Comunicação

Chicas Poderosas apoiam projetos de comunicação liderados por mulheres

ONG realizou workshop no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e selecionou iniciativas para receberem mentoria, com apoio do Google News Lab

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/10/2017 às 19:06
Foto: Maria Luiza Borges/JC
ONG realizou workshop no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e selecionou iniciativas para receberem mentoria, com apoio do Google News Lab - FOTO: Foto: Maria Luiza Borges/JC
Leitura:

Plataformas que estimulam o diálogo entre comunidades e entre campos divergentes, aplicativos focados em turismo ou na distribuição de conteúdo jornalístico foram algumas das ideias apresentadas durante este final de semana no workshop Design Sprint, realizado pelo movimento Chicas Poderosas, ONG que busca desenvolver projetos de empreendedorismo feminino nas áreas de comunicação e tecnologia. O workshop aconteceu no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e reuniu cerca de 20 participantes pré-selecionados pela ONG, que também está realizando eventos semelhantes em Manaus e São Paulo.

O workshop resultou na prototipagem de cinco projetos diferentes. Alguns deles serão selecionados para mentoria que resulte em produtos específicos, que será realizada nos três primeiros meses de 2018, com o apoio do Google News Lab, espaço de capacitação que o gigante da tecnologia mantém em São Paulo. "Se em algumas horas de trabalho tanta coisa boa foi pensada e rascunhada, imagina com sete semanas de mentoria, focando no desenvolvimento do business", comentou Mariana Santos, designer portuguesa que lidera a iniciativa das Chicas Poderosas. A ONG está presente em 11 países, vários deles na América Latina. O evento foi liderado por Mariana Santos e Mariana Ochs, também designer, embaixadora das Chicas no Brasil.

O workshop seguiu a metodologia do Ideou Design Thinking, que desenvolve os projetos em quatro passos, da captação do problema a ser resolvido, passando pela geração de ideias para resolvê-lo, a prototipagem e o compartilhamento da ideia. Ao final, os grupos apresentaram suas propostas. Entre os problemas que buscaram resolver, estavam a falta de tempo dos usuários para consumir notícias, a dificuldade de diálogo entre grupos que pensam de forma diferente, o que um turista "perdido" poderia se programar para fazer no Recife, ou como encontrar nas várias redes sociais comunidades que compartilhem dso mesmo interesse.

A jornalista Janaína Lima, uma das participantes, disse que ficou impressionada com a metodologia. "No sábado saímos daqui cheias de dúvidas. Eu não acreditava que conseguiríamos desenvolver um projeto em tão pouco tempo. Mas no domingo tudo fluiu, saímos com várias idéias que são factíveis", comentou. O projeto de um APP sobre o Recife, de que Janaína participou, acabou sendo escolhido pelo juri composto por gestores do SJCC como o mais viável no curto prazo. O grupo acabou recebendo como premiação brindes da diretoria de Mercado Leitor do Jornal do Commercio. 

"É muito importante a gente se aproximar desse mercado de startup. As Chicas Poderosas trazem um olhar novo para a questão da mulher, focando em empreendedorismo. É importante ser parceiro de uma iniciativa como essa", comentou a diretora de Mercado Leitor do JC, Verônica Barros, que participou de todo o workshop.

Últimas notícias