MEDIDAS ECONOMICAS

Planejamento nega existência de pacote de medidas contra a crise

De acordo com Dyogo Oliveira, as ações do governo já são responsáveis pelas mudanças economicas

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 05/12/2016 às 13:38
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
De acordo com Dyogo Oliveira, as ações do governo já são responsáveis pelas mudanças economicas - FOTO: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Leitura:

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, negou que o governo esteja preparando um pacote de medidas para enfrentar a crise econômica. "Nós não estamos preparando pacote nenhum. O que temos são ações de governo, que já implementou várias medidas", afirmou Oliveira, contrariando a expectativa do mercado que aguardava o anúncio de um pacote pela equipe econômica. 

Como exemplo de medidas que estão sendo tomadas para retomar a economia, ele citou a revisão da regulamentação do setor de petróleo para atrair investidores. O Ministério de Minas e Energia prepara novos leilões de áreas exploratórias e de pré-sal em condições mais favoráveis aos investidores, e ainda estuda flexibilizar regras de contratação de produtos e serviços nacionais pelas petroleiras. 

Oliveira citou ainda a privatização da distribuidora de energia de Goiás, Celg, na semana passada e a aprovação de proposta "que facilita investimento na área de telecomunicações". "Há um conjunto de ações e daremos sequências a elas", complementou. 

Ele informou que será realizada nesta segunda-feira (5) em Brasília, uma reunião sobre reforma da Previdência, mas disse também que não há pressa em aprová-la. "O que há é o senso da importância de fazer a reforma da Previdência. Temos certeza de que o Congresso também terá o senso da relevância disso para estabilizar o País", afirmou. 

2017

Segundo o ministro, "2017 será um longo ano", mas o governo terá tempo para trabalhar na recuperação da economia, como afirmou após participar de seminário promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante sua palestra, destacou a importância da disciplina fiscal, "que é dura e difícil", para a retomada, ao lado da revisão meticulosa de programas do governo federal e da parceria com a iniciativa privada.

"O País enfrenta grandes desafios. Nossos problemas são de ordem interna e temos os elementos para superar. O primeiro passo é a disciplina e a transparência fiscal. O governo tem elementos importantes, como a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que limita os gastos; o início do processo da reforma da previdência e, da nossa (ministério do Planejamento) parte, um processo detalhado e profundo das despesas públicas do governo federal", afirmou Dyogo Oliveira.

Na posição de ministro interino, Oliveira não quis comentar sua possível efetivação que deve ser definida pelo presidente Michel Temer.

 

Últimas notícias