Medidas Econômicas

Governo Temer anuncia nova fórmula para FGTS render como poupança

Novidade faz parte do pacote de medidas microeconômicas anunciado nesta tarde pela equipe econômica do governo Temer

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/12/2016 às 18:10
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Novidade faz parte do pacote de medidas microeconômicas anunciado nesta tarde pela equipe econômica do governo Temer - FOTO: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Leitura:

A remuneração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve aumentar e ficará próxima das cadernetas de poupança. A novidade faz parte do pacote de medidas microeconômicas anunciado nesta tarde pela equipe econômica do governo Temer. Segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o aumento da remuneração será possível porque os cotistas passarão a receber parte da remuneração obtida com as aplicações dos recursos do fundo.

"Vamos agregar à remuneração a distribuição de parcela de 50% do resultado líquido do FGTS. A remuneração total evidentemente vai depender do resultado anual do fundo, mas haverá acréscimo. Nas simulações iniciais, a remuneração fica aproxima da poupança", disse Dyogo. Segundo o ministro, a rentabilidade das contas do FGTS deve ficar próxima da Taxa Referencia (TR) acrescida de 5% ou 6% ao ano. Atualmente, as cotas são remuneradas em TR + 3% ao ano.

Dyogo ressaltou que a nova disposição não alterará as atuais políticas de investimento do Fundo. "Vai ser apenas o resultado líquido após pagamento de todas as despesas do fundo. Também não prejudicará as políticas de financiamento", disse.

Últimas notícias