CLT

58% dos brasileiros são contra a Reforma Trabalhista, aponta pesquisa

Estudo da Ipsos mostra que maioria dos brasileiros é contra as mudanças, enquanto 43% simplesmente as desconhece

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 02/05/2017 às 17:07
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Publicas
Estudo da Ipsos mostra que maioria dos brasileiros é contra as mudanças, enquanto 43% simplesmente as desconhece - FOTO: Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Publicas
Leitura:

Cinquenta e oito por cento dos brasileiros são contra a Reforma Trabalhista proposta pelo governo de Michel Temer, enquanto 43% desconhecem as mudanças defendidas pelo governo federal. Os dados fazem parte da Pesquisa Pulso, realizada pela Ispos, empresa de pesquisa de mercado presente em outros 87 países. A rejeição às mudanças é maior entre os entrevistados mais escolarizados, chegando a 64% entre os que têm curso superior.

Sobre o conteúdo da reforma, ao serem perguntados sobre os pontos discutidos, 61% das pessoas mencionaram a terceirização do trabalho; 54% falaram que haverá alterações no FGTS; 53% disseram que haverá mudanças no 13° salário; e 49% falaram que o seguro desemprego será modificado. A pesquisa também apurou que algumas mudanças são vistas negativamente, como o FGTS (72%), parcelamento das férias (72%), terceirização do trabalho (68%) e seguro desemprego (64%).

A pesquisa identificou que 56% das pessoas entrevistadas já ouviram falar da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e 58% delas defendem que as leis não precisam ser modificadas. Outros 23% acham que as leis precisam ser alteradas e 29% não souberam dar uma opinião.

Sobre os benefícios provocados pela reforma, 66% afirmou que os políticos serão os mais beneficiados com as mudanças. Por outro lado, 77% acredita que os mais prejudicados serão as empregadas domésticas e a população mais pobre.

DESEMPREGO

A pesquisa identificou que 88% dos entrevistados foram prejudicados direta ou indiretamente pelo desemprego ao longo dos últimos 24 meses, sendo que 14% se consideram afetados diretamente. Dentro desse último número, 18% tem ensino médio completo e 15% pertencem à Classe C.

Para a pesquisa, a Ipsos entrevistou 1.200 pessoas entre os dias 1 e 12 de abril em 72 municípios brasileiros. A empresa considera uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados.

Últimas notícias